Colégio Web

Como tirar as fraldas das crianças?

Você sabe como tirar as fraldas das crianças? Esse processo é muito importante e deve ocorrer de maneira bastante controlada e pensada. Veja nossas dicas!

Publicidade

A vida é feita de fases e existe um tempo certo para cada etapa de desenvolvimento da criança. Cada uma precisa ser respeitada pelos pais, principalmente quando o assunto é a retirada das fraldas.

Toda a criança possui a sua fase de desenvolvimento, algumas amadurecem mais cedo do que outras, mas todas acabam atendendo as expectativas em seus momentos certos. Para saber qual é o momento certo em que a criança quer se ver livre das fraldas basta ficar atento as suas atitudes. Os bebês começam a dar sinais de que algo os incomoda, de que a fralda está molhada ou suja, e sugerem a troca.

Nesse momento, os pais podem iniciar a retirada da fralda demonstrando o penico ou o vaso sanitário para realizar as suas vontades. Não há uma idade certa para tal, mas entre 2 anos a 2 anos e meio as crianças já estão aptas para o início dessa nova fase do desenvolvimento.

Elas, nessa fase de desenvolvimento, já conseguem expressar suas vontades, já possuem o controle motor e neurológico.

Criança Fralda

O medo de tirar as fraldas

Muitas crianças possuem medo ou até mesmo pavor do vaso sanitário. Isso é normal! Estimule a criança com os penicos infantis com desenhos e gravuras de personagens que elas já se identificam e adoram. Essa atitude ajuda na estimulação. Não force! Essa atitude pode ser traumatizante para a criança. Deixe-a livre para experimentar quando tiver vontade.

Horário marcado

Não é nenhuma regra, mas as crianças costumam urinar ou evacuar uma hora após as refeições. Quando os pais perceberem algum sinal podem levar a criança ao banheiro com vários brinquedos, livrinhos ou qualquer objeto de que elas gostem, para que esse momento seja o mais lúdico possível. Não tenha pressa! Se nada acontecer não a repreenda, ao contrário, os pais devem elogiá-la dizendo que a criança permaneceu no local correto. Esse momento é muito importante e deve ser participado por todos de forma positiva.

Fralda CriançaNão quebrar a rotina

Não se deve quebrar a rotina nos finais de semana, e a criança deve ser estimulada a qualquer momento e em qualquer lugar. Os passeios devem ser realizados normalmente. Essa rotina deve ser passada a todas as pessoas que ficam com as crianças e até mesmo na escola, pois ela é um grande incentivador na hora da retirada da fralda. Os pais devem passar as mesmas técnicas para educadores ou professores, para que a criança não se confunda.

É importante que fiquemos atentos a todos os movimentos de seus filhos, pois qualquer sinal diferente é preocupante e precisa ser investigado. Lembrem-se que com carinho, paciência e com muito amor, seu filho certamente sairá da fralda antes do que você imagina!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados