Colégio Web

Como aparece a catapora?

lesoes_por_catapora_varicelaPoucas crianças tiveram o privilégio, nessa vida, de fugir da catapora. Não estou falando da catapora do universo das fábulas e literatura não. Estou falando da doença mesmo. Quando alguém comenta, na escola, que fulano de tal está com a danada, toda a classe fica alerta. Mas, afinal de contas, o que é a catapora?
É uma doença também chamada de varicela. Causada por um vírus que é chamado de Varicela-zóster. Os primeiros sintomas da catapora são febre (que pode chegar a até 400 graus), dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e cansaço.

Publicidade

É uma doença altamente contagiosa e, quando o paciente adquire o vírus que causa os sintomas, o primeiro sinal é apresentado a partir de manchas vermelhas na região do rosto, tronco e pescoço. Em alguns casos, as manchas podem aparecer no nariz, orelhas, boca e outras regiões do corpo. Com o passar do tempo, essas manchas vão sendo transformadas em bolhas cheias de água. Ocorre a cicatrização, elas secam e transformam-se em cascas. Toda uma evolução dos sintomas visíveis, não é? As crianças tendem a ficar um pouco assustadas com tudo isso. Tanto as que adoeceram quanto aquelas outras que estão a observar de longe, pois a aproximação envolve o contágio.

Transmissão da doença

Figura2.GIFA transmissão da catapora vai ocorrer por meio do contato entre o doente e demais pessoas por meio da tosse, catarro, espirros ou qualquer contato que envolva o líquido que fica dentro das bolhas. É muito raro que a catapora se manifeste em pessoas adultas. É um tipo de doença mais comum na infância. Se aparecer em adultos, será num formato mais grave. Caso você já tenha adquirido catapora, nunca mais vai “pegar” novamente, pois o próprio organismo trata de fazer o processo de imunização.

E quanto tempo ela fica no corpo? Os especialistas explicam que a catapora tem uma vida útil de 15 a 20 dias desde que foi feito o contágio e o surgimento dos sintomas. A recuperação leva uma média de 10 dias. Ou seja, todo o cuidado precisa ser dispensado ao paciente e pessoas que estejam ao redor. A criança realmente não pode circular por espaços coletivos.

A ferida da catapora causa bastante coceira e não existem remédios específicos na indústria farmacêutica para que se cure desse problema. A recomendação médica é a de que enquanto estiver nos processos de recuperação, o paciente deve manter absoluto repouso e beber bastante água. Em relação à alimentação, toda uma dieta leve. Não se deve coçar as feridas, pois a irritação tende a crescer e deixar cicatrizes ainda maiores que não desaparecerão. A prevenção da catapora é feita por meio de vacinas, que devem ser aplicadas antes da criança completar um ano de idade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados