Já não é de hoje que questões relacionadas ao aquecimento global ganham eco dentro das principais esferas de discussão mundiais, fazendo parte de praticamente todas as previsões sobre o futuro da humanidade.

Mais uma afirmação, agora do Banco Mundial, que é mais um órgão importante a falar sobre o tema, indica que o aquecimento global poderá agravar a pobreza ao redor do mundo todo.

Um alerta de peso e relevância

Aquecimento Global Banco Mundial

O alerta feito pelo Banco Mundial sobre o aquecimento global e sobre o agravamento da pobreza que ele irá acarretar pode ser considerado por muitos como apenas mais um alerta sobre o tema.

Mas o fato é que se trata de um alerta feito por um órgão de peso e relevância dentro da lógica do mundo atual, o que apenas serve para dar mais importância ainda ao tema do aquecimento global.

O que diz o alerta

Um dos trechos do alerta emitido pelo Banco Mundial, em que o órgão afirma que se continuar do jeito que está o aquecimento global irá acabar por agravar “significativamente” e pobreza ao redor do mundo diz o seguinte:

“Sem uma ação forte e rápida, o aquecimento global e suas consequências poderão agravar significativamente a pobreza em várias regiões do globo”.

O trecho acima foi extraído do relatório divulgado pelo Banco Mundial no último dia 23 de novembro, onde o órgão também alerta para os campos de cultivo prejudicados pelas mudanças climáticas, em uma situação que poderá colocar milhões de seres humanos em risco completo de morrer de fome.

As mudanças

Banco Mundial

Para muitas pessoas, o relatório emitido pelo Banco Mundial nada mais é do que um relatório alarmista exagerado e sem base científica, mas a verdade é que para a maior parte da comunidade científica, o futuro é mesmo alarmante e amedrontador.

Secas, processo de acidificação dos oceanos e ondas de calor cada vez mais terríveis, além de inundações, aumento do nível dos oceanos e muito mais, são algumas das coisas terríveis que fazem parte do quadro que estamos pintando para nós mesmos.

Há um grupo que enxerga de modo positivo o relatório publicado pelo Banco Mundial, já que mostra que um órgão de tamanho vulto também começa a demonstrar preocupação para com o futuro e para com as questões climáticas.

Segundo este relatório, é possível entender que as regiões que mais correm riscos por causa do aquecimento global são as seguintes: Oriente Médio, Europa Oriental e América Latina.