Colégio Web

Alfabetização – Confira todos os detalhes!

Publicidade

O que é alfabetizar? De que forma podemos alfabetizar? Quem pode alfabetizar? Confira respostas para estas e outras perguntas neste artigo!

O que é alfabetizar?

São várias as interpretações sobre o que é alfabetizar. Se você está lendo esse artigo com certeza é alfabetizado e já aprendeu a decifrar os códigos e toda a simbologia do nosso alfabeto.

Com a nova regra ortográfica, o nosso alfabeto possui 26 letras. Com a combinação dessas letras podemos inventar muitas palavras, mas é preciso mais do que inventar. Essas palavras precisam ter um significado, fazer sentido para que haja uma comunicação, uma forma de expressão. É necessário codificar e decodificar esses códigos. De que forma podemos decifrar esses códigos?

Por muito tempo, estudiosos e especialistas na área da Educação ainda não conseguiram definir o melhor método de alfabetização. Será que existe o melhor método de alfabetização?

Vivemos com muitas realidades diferentes, cada indivíduo possui uma necessidade, valores e experiências.

De que forma podemos alfabetizar?

Algumas instituições de ensino já tentaram misturar os métodos de aprendizagem. Algumas entendem que esse é o caminho. Mesclar o quer cada um tem de melhor e ir experimentando até se obter à fórmula exata de como ensinar.

Quem pode alfabetizar?

O profissional que pode e deve alfabetizar é o nosso professor, antigamente, chamado de mestre. Ele era o mestre da maior profissão e a menos valorizada.

Pela precariedade do ensino público e pela má distribuição de renda, meio de locomoção, entre outros problemas, ainda encontramos na região norte e nordeste do nosso país pessoas com muita paciência e determinação ensinando o que sabem para aqueles que nada sabem.

Como melhorar a alfabetização?

alfabetização

O Governo tem a obrigação e o dever de levar o ensino e a cultura para todos os cidadãos, mas muito pouco se faz com relação a nossa educação.

Alguns programas realizados pelo governo com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e diminuir os índices de analfabetismo são publicados por meio do Diário Oficial, como por exemplo: O Programa Brasil Alfabetizado – onde está voltado para a alfabetização de crianças, jovens e adultos desenvolvido em todo o território nacional. Esse programa existe desde 2003 e disponibiliza verba financeira para os municípios e estados cadastrados no programa.

Em 2012, foi criada e publicada no diário Oficial da União a portaria 1458/2012 que define categorias e parâmetros para concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa.

A população não tem ciência sobre esses programas e a forma de distribuição das verbas para os municípios e estados. Grandes empresas brasileiras se preocupam com a educação, pois é sabido que a base sólida de um país sem violência e com maior equilíbrio sociocultural se faz com educação e cultura ao povo.

Essas empresas investem em projetos para melhoria no ensino da rede pública e também incentivam os profissionais da educação na participação desses projetos ampliando sua metodologia.

Grandes parcerias são realizadas com o apoio de empresas privadas juntamente com o Ministério da Educação no sentido de proporcionar as crianças e adultos uma educação de qualidade com profissionais especializados e prontos para desempenhar essa tarefa tão importante, que possibilita a realização de sonhos e um futuro com melhores perspectivas de vida.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados