Colégio Web

ABL lança aplicativo com vocabulário ortográfico

Publicidade

Em mais uma proposta completamente inovadora que promove a educação, a Academia Brasileira de Letras (ABL) lança o aplicativo VOLP, com vocabulário ortográfico. O objetivo do programa é auxiliar na busca por determinas palavras, solucionando dúvidas relacionadas à escrita e promovendo um ensino mais dinâmico das novas regras do acordo ortográfico. A consulta pode ser feita sem a conexão com a internet, pois a mesma só será utilizada no download do aplicativo ou na atualização do banco de dados do mesmo. Como um método útil de aprendizado, o programa conta com quase 400 mil verbetes que seguem as regras previstas no acordo ortográfico, auxiliando na solução de problemas e dúvidas relacionados à escrita de determinadas palavras ou expressões.

O que é o VOLP

Volp

O VOLP, o aplicativo do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, é o novo serviço online da Academia Brasileira de Letras, que conta com uma lista de verbetes relacionados à ortografia oficial do Português brasileiro. Promovendo consultas práticas relacionadas à mesma, o aplicativo pode ser útil para a construção de redações, para o estudo e para o profissional que trabalha na área da comunicação ou da educação, principalmente. O aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, totalmente gratuito para download, conta com atualizações da base de dados constantemente, e está disponível para tabletes e celulares.

O aplicativo funciona de forma bem simples, dando um espaço de pesquisa para que o usuário possa consultar a escrita de alguma palavra e pesquisar na relação de conteúdo do aplicativo. Um dos recurso inovadores do app é a função de se complementar automaticamente, pois traz um lista de vocábulos possíveis relacionados ao termo digitado na caixa de pesquisa.

Benefícios do aplicativo para estudantes

Volp App

Como uma forma bem prática e móvel de solução para dúvidas relacionadas à escrita, o aplicativo é uma ótima ferramenta para estudantes e profissionais que trabalham escrevendo constantemente e buscam por soluções rápidas relacionadas às novas regras previstas no Acordo Ortográfico. O objetivo do presidente da ABL, o Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, é trabalhar com um serviço mais popular que possa alcançar os iPads, celulares e todos os veículos de comunicação de estudantes e usuários em geral.

Dispondo de regulagem do tamanho da fonte, além das consultas práticas, o aplicativo facilita a leitura e promove a acessibilidade, garantindo um bom serviço tanto para usuários que tenham telas pequenas quanto às pessoas que apresentam dificuldade na leitura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados