Colégio Web

Goiás

Publicidade

Goiás é o estado que fica localizado ao leste da Região Centro-Oeste, no espaço do Planalto Central brasileiro, com amplo território de 340.086 km² e limites com o Mato Grosso do Sul a sudoeste, Mato Grosso a oeste, Tocantins a norte, Bahia a nordeste, Minas Gerais a leste, sudeste e sul e pelo Distrito Federal a leste.

A capital, Goiânia, representa a maior cidade do estado. Sua região metropolitana é a única existente em Goiás. Mas, outros municípios, também merecem destaque: Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Luziânia, Formosa, Jataí, Porangatu, Caldas Novas e Niquelândia, também amplas em população do interior do estado. São elas que compõem o Entorno do Distrito Federal. Mais de 246 municípios compõem o estado de Goiás, que conta com 6,6 milhões de habitantes, sendo o estado mais populoso da Região Centro-Oeste e o 12º mais populoso do país.

Nona maior economia entre os estados brasileiros, contabilizou em 2011, mais de 4 061 613 eleitores.

Do ponto de vista histórico, tem influências fortes do século XVIII, com a chegada dos bandeirantes que saíram de de São Paulo e procuravam Minas de Ouro. É o caso de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, que abriu as bandeiras naquela região e chegou a morar no estado de Goiás. Perto do Rio Vermelho, com a chegada da cidade Vila Boa é que mais tarde veríamos o surgimento de Goiás, que foi crescendo enquanto espaço administrativo. Especialmente depois que a capital do Brasil passou a ser Brasília, na mesma região oeste de Goiás.

A população do Estado é de 5.619.917 habitantes, estimados em 2006.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados