Colégio Web

Profissional de Letras

Publicidade

O dia 20 de maio é lembrado por ser o dia do profissional de Letras, uma pessoa que dedicou seus estudos à língua portuguesa, e, em alguns casos, a outros idiomas também, sempre procurando dissecar as origens de normas de linguagem e suas aplicações.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos procurar detalhar um pouco mais sobre esta profissão, para que você entenda o que faz um profissional de Letras e também como está o mercado, entre outras coisas.

O que é?

Profissional de Letras

O profissional de Letras é, antes de qualquer outra coisa, um Bacharel em Letras, que pode atuar em uma série de áreas diferentes, que mostram como o mercado pode ser generoso com este tipo de profissional.

As áreas de atuação sempre têm relação com o uso da linguagem, especialmente por conta do fato de que a formação do profissional de Letras é toda voltada para os conhecimentos da língua portuguesa, de línguas estrangeiras e também de literatura.

Por ter conhecimento relacionado a tudo isto, além de também ter conhecimentos relacionados às noções de linguística, o profissional de Letras pode atuar em qualquer função que exija que o idioma seja a base de tudo.

Portanto, um profissional de Letras pode ser contratado para ser um redator, um tradutor, um analista literário e também um revisor (tanto de textos, quanto de documentos em geral).

O mercado

Letras

Como o profissional de Letras pode atuar em áreas como a de redação, por exemplo, é fácil entender que o mercado sempre tem precedente para que este tipo de profissional seja muito requisitado.

Com base nisto, as principais áreas de atuação dentro do mercado atual para o profissional de Letras podem ser as seguintes: produção editorial, pesquisa acadêmica, compilação de textos, análise de textos e preparação de textos.

Para iniciar no mercado, o profissional de Letras deverá ter um curso de licenciatura em Letras ou de bacharelado em Letras, sendo que normalmente, os salários iniciais podem partir de valores mais modestos, como 1 mil reais, por exemplo.

No entanto, depois de certo tempo, é possível conseguir salários superiores, em média na casa dos 2,5 mil reais, mas em alguns casos, conseguindo atingir a casa dos 5 mil reais facilmente, dependendo da empresa.

Há casos em que profissionais de Letras chegam a ganhar até 10 mil reais, especialmente quando há em seu currículo uma vasta experiência, que justifique a valorização de seu trabalho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados