Colégio Web

Primeiro Currículo

Se você pretende começar a procurar emprego na sua futura área, confira algumas dicas essenciais para fazer seu primeiro currículo e garantir entrevistas.

Publicidade

Depois de querer achar o curso ideal a segunda coisa que vem à mente de um estudante é: como faço meu currículo?

Saber o que se deve ou não ter no currículo é muito importante, pois ele é a porta de entrada para a sua futura profissão.

Você sabia que muitas pessoas nem são chamadas para a entrevista de emprego justamente por causa do currículo dela? Os gestores de RH avaliam cada palavra, cada informação que é colocada neste documento, sim, o currículo é um documento e deve ser tratado como tal.

Sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Então, ele é a primeira impressão que o entrevistador terá de você, por isso ele deve ser praticamente impecável, pois dependendo da pessoa que irá te entrevistar, um “errinho” qualquer não passa despercebido.

Por isso, existem algumas dicas essenciais para se dar bem na hora de criar seu currículo e ser chamado para uma entrevista.

Somente uma página

O currículo não é um livro, nem uma autobiografia. Nele, você deve colocar somente as informações sobre sua vida profissional.

Além disso, o recrutador terá além do seu, milhares de outros currículos para avaliar e ele não terá paciência de ler justamente o seu que tem 3 páginas.

Por isso, fique atento ao tipo de informação que você coloca e nela deve conter somente uma página.

Experiência e Conquistas

Por mais que você tenha ótimas experiências em certa função, não cite somente elas em seu currículo, coloque, além disso, suas conquistas em certa área.

Não pontue somente as funções, destaque as mudanças.

Deixe claro o que você pode fazer a favor da empresa. Se você não tiver experiência profissional, pense em sua trajetória durante os estudos no ensino médio, faculdade e relate.

Formatação

A estética do seu texto no currículo conta muito. Cores, fontes, tamanho, estilo. Esses podem ser um dos motivos de seu currículo ser ou não descartado.

O ideal para um currículo, é que esteja tudo o mais “clean”, simples e mais básico possível. Não coloque fotos a não ser que a profissão que esteja procurando exija alguma.

Veja algumas dicas de fonte, cores e etc.

  • Cor: Preta.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial.
  • Tamanho: entre 12 e 16.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados