Colégio Web

Ginástica Olímpica

Publicidade

 

A Ginástica Olímpica é um esporte muito tradicional e que trouxe muitas conquistas para o Brasil. Mas, muitos não sabem como surgiu. O termo, ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa “treinar” e, em sentido literal, “exercitar-se nu“, a forma como os gregos praticavam os exercícios.

A ginástica surgiu na pré-história como prática de exercícios físicos e tinha um papel importantíssimo no desenvolvimento do homem principalmente nas atividades de se defender e atacar.

A prática esportiva da ginástica foi oficializada por volta de 2600 a. C., na Índia e Egito onde se valorizava a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. Já a ginástica artística surgiu na Grécia Antiga como atividade atlética, e no Egito as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para entretenimento. Como essas atividades envolviam habilidades, a ginástica começou a ser adaptada ao treinamento militar.

Já na Idade média, o interesse pela ginástica foi sendo esquecida, somente no século XVIII começou a ressurgir. Então foram criadas as escolas alemãs (movimentos lentos) e suecas (com aparelhos) que influenciaram bastante o desenvolvimento do esporte.

Modalidades

As principais modalidades da ginástica são:

Para homens: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo , argolas e solo.

Para mulheres: desempenham exercícios de solo como, salto sobre cavalo, barras assimétricas, barras assimétricas.

Existe idade mínima para competir e são separadas em categorias:

a) Pré infantil (6 anos)

b) Infantil (7 e 8 anos)

c) Infantil A (9 e 10 anos)

d) Infantil B (11 e 12 anos)

e) Juvenil (13 a 15 anos)

f) Maiores (16 anos adiante).

A ginástica vem crescendo cada vez mais, foram inúmeras vitórias, derrotas e conquistas que fizeram com que muitas pessoas acreditassem no esporte, que por muitas vezes salvou pessoas de atividades como drogas e falta de interesse pela vida.  Ele ainda continua sendo uma das melhores soluções a todos, acrescentando a muitos um futuro promissor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados