Colégio Web

Economista

No dia 13 de agosto é comemorado o dia do economista, saiba mais sobre essa profissão e sua importância no mercado de trabalho.

Publicidade

O economista é o profissional que estuda as tendências da economia do país, atividades econômicas, dados e estatísticas para auxiliar a empresa no aspecto econômico, para cálculos de despesas, custos, rentabilidade, consumo além de fazer um planejamento de dinheiro e ações econômicas. A profissão de economista foi regulamentada no Brasil em 1951, com o Lei n° 1.411.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um economista é bastante amplo. Ele pode atuar em instituições financeiras como bancos, corretoras de valores, financiadoras, além de empresas públicas, privadas e órgãos do governo.

O profissional

A primeira habilidade profissional de um economista é a facilidade com cálculos matemáticos, e interesse por assuntos ligados à economia em empresas, se dar bem nos estudos, boa aptidão para elaborar e acompanhar planejamentos , vontade e disponibilidade para novos cursos, por causa da área que requer sempre uma atualização.

Estudos

Para se tornar um economista é necessário fazer uma Graduação em bacharel em Ciências Econômicas, e depois disso, ser registrado em um dos Conselhos Regionais de Economia.

Além disso, o profissional pode se especializar em outras áreas como:

  • Mercado de ações,
  • Economia internacional,
  • Comércio exterior,
  • Planejamento econômico,
  • Economia doméstica,
  • Matemática financeira,
  • História do desenvolvimento econômico

Salário

O salário médio inicial para essa área é de R$ 3,800 a R$ 4,500.

Curso Online

Gostou da profissão? O iPED tem alguns cursos livres voltados para a área de cálculo e contabilidade. Não perca a oportunidade e faça já sua matrícula em algum desses cursos: https://www.iped.com.br/contabilidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados