Colégio Web

Tritões

O Tritão tem a pele lisa e coberta por um muco venenoso que, além de proteger contra predadores, mantém sua umidade. Medem entre 8 e 14 centímetros.

Publicidade

Características: O Tritão tem a pele lisa e coberta por um muco venenoso que, além de proteger contra predadores, mantém sua umidade. Medem entre 8 e 14 centímetros. 

-As larvas são vegetarianas e conforme seu crescimento se torna carnívora. Na fase adulta se alimentam de insetos, vermes, crustáceos e moluscos. 

-A reprodução acontece na primavera. Nessa fase, o macho desenvolvem membranas natatórias nos pés e uma espécie de crista no dorso, que somem assim que termina a fase do acasalamento. 

-Vivem até 18 anos. 

Os Tritões passam a maior parte do inverno enterrados no lodo, debaixo de folhas, pedras ou no solo, mas quando chega a primavera, saem do seu sono hibernal e partem para a lagoa mais próxima. Esta estação é a época do acasalamento, em que os casais adultos e sexualmente maduros passam permanentemente dentro da água.

Em algumas espécies o macho desenvolve uma crista no dorso, geralmente denteada, podem surgir colorações mais brilhantes, ou desenvolverem-se membranas natatórias entre os dedos dos pés. Tais ornamentos desaparecem assim que termina a época do acasalamento. A fêmea não apresenta nenhuma mudança, para além de um inchaço do ventre devido à produção de grandes quantidades de ovos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados