Os tubarões são animais ectodérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.
Para manter a sua temperatura constante e um bom grau de actividade, dependem de águas tropicais quentes e das regiões costeiras. Alguns tubarões da ordem dos Lamniformes possuem a capacidade de conservar o calor metabólico e manter a temperatura de regiões importantes do corpo constantes através de adaptações anatômicas, mantendo a temperatura do corpo maior do que a da água.
| Todos os tubarões são carnívoros. A maioria deles come peixes vivos, inclusive outros tubarões. O único inimigo natural do tubarão é um tubarão de maior tamanho. Os tubarões devoram as presas por inteiro, ou então, arrancam grandes pedaços de sua carne. Se alimentam tembém de animais mortos ou moribundos. Os tubarões têm fama de devorarem seres humanos, mas é inferior a 10 o número de pessoas atacadas por tubarões por ano em todo o mundo. Sabe-se que cerca de 25 espécies de tubarões atacam os seres humanos. A sua boca, em posição ventral, possui uma grande abertura, graças à inexistência de contacto rígido com o crâneo. Os dentes, triangulares, afiados e extremamente eficientes para agarrar e cortar, não possuem raiz. São providos de várias fileiras de dentes de reposição, dispostas posteriormente à fileira que está em uso. Quando um dente é perdido, posterior move-se para ocupar o seu lugar. Algumas espécies não possuem os afiados dentes triangulares, essenciais aos predadores, dado terem-se adaptado a outras formas de alimentação. |
![]() |
Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.
twitter
MySpace
facebook
delicious
Windows Live
Google
digg
ciclo do oxigênio insetos membrana plasmática tecido sanguineo tecido epitelial tipagem sangüínea anelídeos artrópodes citologia drogas equinodermos. evoluçao humana evolução das espécies invertebrados moluscos platelmintos poríferos sangue australopithecus ciclo do oxigênio doenças causadas pelo cigarro habilis homo insetos membrana plasmática sistema nervoso central sífilis tecido sanguineo tecido epitelial tipagem sangüínea anelídeos animais artrópodes celenterados citologia drogas equinodermos. evoluçao humana evolução das espécies invertebrados moluscos nematelmintos platelmintos platelmintos. poríferos sangue teoria de darwin vertebrados
© Copyright 2001-2010 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que informada a fonte da página em formato de link e sem fins comerciais.