Colégio Web

Ostras

A ostra é muito apreciada como comida, tanto crua quanto cozidas, e tem reputação de ser um afrodisíaco dada a alta concentração de zinco nela.

Publicidade

O nome ostra é usado para um número de grupos diferentes de moluscos que crescem em sua maioria em águas marinhas ou relativamente salgadas. As ostras verdadeiras pertencem à ordem Ostreoida, família Ostreidae. As ostras têm um corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As guelras filtram o plâncton da água. 

A ostra é muito apreciada como comida, tanto crua quanto cozidas, e tem reputação de ser um afrodisíaco dada a alta concentração de zinco nela. 

Ostras perlíferas 
Apesar de todas as ostras (e, com certeza, muitos outros bivalves) poderem criar pérolas, aquelas de ostras comestíveis não têm valor comercial. As ostras perlíferas vêm de uma família diferente, as Pteriidae (ostras aladas). Tanto as pérolas cultivadas e pérolas naturais são obtidas dessas ostras, apesar de alguns outros moluscos, por exemplo mexilhão, também produzirem pérolas de valor comercial. 

Outros moluscos chamados de "ostra" 

Um número de outros moluscos que não caem dentro desses grupos tem nomes comuns que incluem a palavra "ostra", porque elas ou têm o gosto de ou parecem ostras, ou porque elas produzem pérolas detectáveis. Exemplos incluem: 

* a família Spondylidae, as ostras espinhosas;
* a ostra peregrina, um tipo de vieira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados