Colégio Web

Animais mais rápidos do mundo

A lista dos animais mais rápidos do mundo contém representantes da terra, do mar e dos ares, sendo que seu top 5 é bem democrático. Conheça-os!

Publicidade

A lista dos animais mais rápidos do mundo contém representantes da terra, do mar e dos ares, sendo que seu top 5 é bem democrático, com pelo menos um representante de cada um desses ambientes. Vejamos quais são esses espetaculares velocistas da natureza, em uma lista em ordem decrescente!

5 Animais mais rápidos do mundo

Falcão Peregrino

5# – Gazela de Thompson

Um dos mais graciosos animais das savanas africanas costuma viver em grupos que contam com cerca de 50 animais. Além da velocidade, tem como principal característica seu pequeno tamanho, medindo cerca de 60 cm de comprimento e pesando apenas 25 kg. Pois é graças a esse pequeno porte que esse gracioso antílope atinge uma velocidade máxima de 80 km/h. Seu pequeno porte permite também que a Gazela de Thompson faça curvas em alta velocidade com uma agilidade fora do comum, o que auxilia na fuga de um de seus principais predadores, o guepardo.

4# – Antilocapra

Esse animal foi quase extinto durante a colonização europeia na América do Norte. Hoje, graças às medidas contra a caça, são mais de 3 milhões antilocapras pastando pelo continente. Sua grande velocidade (98 km/h) se deve ao processo de evolução, já que habitava o mesmo ambiente do extinto guepardo-americano, que era seu principal predador. Hoje é alvo de lobos, coiotes e linces, que sofrem para conseguir vencer esse velocista em uma caçada.

3# – Agulhão-vela

Esse peixe habita oceanos localizados em zonas tropicais. É conhecido também como peixe-espada, devido à forma de seu focinho, extremamente pontiaguda. Essa característica anatômica, aliada a outras, proporciona uma aerodinâmica perfeita para que esse peixe corte a água, o que aumenta consideravelmente sua velocidade. Atinge uma velocidade máxima de 110 km/h, o que permite que ele fuja dos predadores e consiga caçar suas presas prediletas: pequenos peixes. É também um dos alvos preferidos dos praticantes de pesca esportiva, muito por conta da sua grande velocidade.

2# – Guepardo

Com um corpo que é perfeitamente adaptado para atingir grandes velocidades, o guepardo é o campeão entre os animais terrestres, atingindo uma velocidade de impressionantes 115 km/h. Possui características anatômicas que o distingue dos demais felinos de grande porte: possui garras que não são retráteis, o que facilitam a aderência do animal durante as corridas, especialmente nas curvas fechadas que é obrigado a fazer por suas presas. Possui também um tronco esguio e uma cauda extremamente longa, que funciona como uma espécie de leme, dando o equilíbrio necessário para que o animal não perca o controle e se estatele durante as caçadas. Possui também uma arrancada impressionante: de 72 km/h. Além de tudo isso, ainda possui linhas pretas abaixo de seus olhos que funcionam como “óculos escuros”, já que impedem que o reflexo do sol atrapalhe sua visão durante caçadas diurnas. Apesar de todas essas características que colocam o guepardo como um predador quase perfeito, há ao menos um ponto fraco, que é justamente sua resistência, que é muito baixa. O guepardo não consegue manter sua alta velocidade por muito mais do que alguns poucos minutos.

1# – Falcão peregrino

O único representante dos ares nesta lista é também o campeão, já que atinge, durante suas caçadas, a impressionante marca de 320 km/h! Essa velocidade incrível é atingida quando o falcão peregrino atinge uma grande altitude e mira seu alvo: ele fecha suas asas para reduzir a resistência do ar e mergulha como uma bala de revolver, utilizando a força da gravidade a seu favor. É uma ave de rapina de pequeno porte, medindo cerca de 50 cm de comprimento e pesando 1,5 kg. É encontrado em países do Hemisfério Norte, migrando para países do Hemisfério Sul durante a primavera. Nessa época do ano, pode ser encontrado inclusive no Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados