núcleo celularA descoberta do chamado núcleo celular está colocada nas mãos do pesquisador escocês Robert Brown. Outros pesquisadores da citologia já haviam alertado para a grande importância desse elemento para a sobrevivência das células. O diferencial, nos estudos de Brown, esteve justamente no fato de ele ter reconhecido o núcleo como um elemento essencial dessas trabalhadoras do organismo. A importância, para Brown, esteve traduzida inclusive no nome escolhido: a palavra núcleo é de origem grega (nux) e significa semente. Dessa forma, o pesquisador utilizou a analogia de um fruto e o núcleo, nesse caso, representa a semente.

Atualmente, a ciência comprova que o núcleo celular é a unidade central dessa estrutura tão importante para o organismo. É como se fosse um arquivo, com todas as heranças e informações de um determinado ser. É quem faz o controle de toda a atividade celular, bem como a transmissão do código genético às “filhas” resultantes da reprodução das células.

O formato do núcleo vai ser oval ou esférico. O diâmetro, na maioria dos casos, será igual a 5μm. O que chama a atenção é o fato da morfologia do núcleo ser lobular. Os lóbulos pode ser chamados de bilobulados ou multilobulados. São vistos especialmente em algumas células que cumprem a função de defesa, como é o caso dos leucócitos.

Funcionamento do núcleo celular

nucleo das celulasÉ importante destacar que algumas células não possuirão um núcleo definido. A classificação, portanto, ficou estabelecida da seguinte maneira: eucarionte (célula com núcleo definido) e procarionte (célula sem núcleo definido).

O DND das eucariontes ficará no próprio núcleo. No caso das células procariontes, haverá presença do DNA, localizado em um espaço chamado de nucleóide.

E o que vem a ser o nucleóide? Não chega a ser um núcleo exclusivo, pois está separado de todo o resto da célula a partir de uma membrana exclusiva. Em sua composição, grandes moléculas de DNA com associação de proteína.

Em uma célula eucarionte, o núcleo ficará à parte, separado pelo envoltório nuclear. Esse último separa o núcleo do material citoplasmático e se comunica pela região dos poros, os principais responsáveis pela troca de substâncias entre citoplasma e núcleo.

Haverá, dentro do núcleo, pequenos corpos em formato de esfera: são os nucléolos. Com composição de proteínas, RNA, DNA e alguns genes nucleares. Em suma, o código genético. São esses elementos que garantirão as características de cada um, bem como o controle das atividades celulares.

Qual a função principal do núcleo?

Ele vai regular as diversas reações químicas que ocorrem a todo momento no interior da célula. Além, como citado acima, de ser um arquivo das informações genéticas.

Há núcleos distribuídos em todas as células dos organismos e a grande maioria das células possuirá um único núcleo. É importante salientar, entretanto, que as células dos glóbulos vermelhos maduros não possuirão núcleo. Já uma célula muscular esquelética possuirá vários.