Colégio Web

Teaetetus

Publicidade

Matemático grego nascido em Atenas, da Academia de Platão, especialista no estudo das grandezas incomensuráveis, trabalhou com Euclides na elaboração dos livros X e XIII de Os Elementos. 

Filho de Eufrônio de Sunium, de uma das mais ricas famílias da Ática, estudou com Teodoro de Cirene (399 a. C.), também foi discípulo de Sócrates e ensinou em Heracléa. Fez contribuições muito importantes a matemática e apesar de nenhum de seus escritos ter resistido até nossos dias, mas sabe-se de seu trabalho pelos Livros X e XIII do Livro dos Elementos de Euclides.

O Livro X do tratado de Euclides mostrou que a ciência de investigar o comensurável e o incomensurável, o racional e quantidades contínuas irracionais, tem sua origem na escola de Pitágoras, mas sofreu um desenvolvimento importante nas mãos do ateniense, admirado justamente por seu talento natural neste assunto e em outras áreas da matemática. Escreveu sobre raízes quadradas, linhas medianas, apótemas, binômios, etc. 

Também deve ter sido o autor da teoria de proporção que se aparece no trabalho de Eudóxo, e o primeiro em estudar o octaedro e o icosaedro. Parece ter morrido de ferimentos de guerra entre Atenas e Corinto, em Atenas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados