Colégio Web

Serguei Pavlovitch Diaghilev

Publicidade

Produtor artístico russo nascido em Novgorod, Rússia, considerado um renovador da dança clássica através de coreografias, composições musicais, figurinos e cenografia de vanguarda. Estudou direito em São Petersburgo, mas ainda jovem interessou-se pela arte. Participou da fundação da revista Mir Iskusstva (1899) e organizou a primeira exposição de pintura impressionista francesa na Rússia ((1900).

Depois de promover diversos espetáculos musicais em São Petersburgo, foi a Paris apresentar uma exposição Dois séculos de arte russa (1906) e a ópera Boris Godunov (1908), de Mussorgski. Gozando de excepcional prestígio na capital francesa, fundou em Paris, a companhia Ballets Russes (1909), cuja estréia contou com grandes figuras como Ana Pavlova, Nijinski e Fokine numa temporada que incluiu, entre outras obras, Les Sylphides, com música de Chopin, e O príncipe Igor, de Borodin. Na montagem de suas obras, contou com a colaboração dos mais notáveis artistas de seu tempo, como Picasso, Cocteau, Braque e Derain.

Morreu em Veneza, Itália, após percorrer com sua companhia as principais cidades européias, nas quais apresentou um grande repertório de balés, que abrangia L’Oiseau de feu (1910), Petrushka (1911) e Le Sacre du printemps (1913), todos de Stravinski.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados