Colégio Web

R. Timothy

Publicidade

Bioquímico e principal cientista britânico do ICRF, um dos laureados com o Prêmio Nobel de Medicina (2001) juntamente com seu colega britânico Paul Nurse e o estadunidense Lee Hartwell, pelo descobrimento das ciclinas, as proteínas que regulam a ação das CDK, e de sua degradação no momento da divisão celular, um mecanismo que é essencial para a regulação do ciclo celular. B.A. pela University of Cambridge (1964) e Ph.D. pela University of Cambridge (1965-1968), desenvolveu pós doutorado na Albert Einstein College of Medicine, New York, e no Department of Biochemistry, University of Cambridge.

Juntou-se ao Imperial Cancer Research Fund (1990), passando a principal cientista do Clare Hall Laboratories do ICRF (1991). Em suas pesquisas descobriu que as ciclinas são degradadas periodicamente no ciclo celular, num processo importante para o controle desse ciclo. Descobriu a primeira ciclina no começo dos anos 80 e assim as denominou porque os níveis dessas proteínas variam periodicamente durante o ciclo. 

A descoberta da ciclina, feita em ouriços-do-mar do gênero Arbacia, foram um resultado de sua descoberta de que essas proteínas são degradadas periodicamente durante o ciclo celular. Essa degradação é um importante mecanismo de controle do ciclo.

Posteriormente, descobriu ciclinas em outras espécies. Hoje, cerca de dez ciclinas diferentes já foram encontradas em humanos.Com vários artigos publicados sobre suas pesquisas, já conta com muitas honrarias e prêmios como Fellow of the Royal Society (1991), Foreign Associate of the US National Academy of Sciences (1991) e o Abraham White Scientific Achievement Award of the George Washington University (1993).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados