Colégio Web

Quem foi o Papa Leão XI?

Publicidade

Atualmente, o mundo inteiro se mostra encantado com a figura do Papa Francisco, que é simplesmente a figura mais carismática que já assumiu o papado nos últimos séculos, e que consegue atrair para si as atenções dos não católicos e até mesmo de ateus.

Mas o mundo já viu muitos outros papas comandando a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, e hoje nós vamos conhecer um pouco mais sobre um dos mais icônicos de toda a sua História: o Papa Leão XI, que teve um dos papados mais curtos da História.

Origens

Papa Leão XI

O Papa Leão XI nasceu na famosa cidade italiana de Florença, no dia 2 de junho de 1535, com o nome de Alexandre Otaviano de Médici.

Sobrinho-neto do Papa Leão X e parente do Papa Clemente VII, o Papa Leão XI tinha a seu favor o fato de ser também de uma família muito poderosa, a mais poderosa daqueles tempos.

Por conta de sua proximidade com o poder, acabou se tornando embaixador do Grão Duque da Toscana durante 15 anos, tendo sido também Bispo de Pistoia em 1573, Arcebispo de Florença em 1574 e Cardeal em 1583, numa trajetória rápida e sempre crescente.

Em 1596, o então Papa Clemente VIII o enviou como legado à França, onde Maria de Médici governava o que mudou ainda mais a sua vida e a sua trajetória, mostrando o quão grande era o seu prestígio.

Conclave

Foi num dia 14 de março de 1605, cerca de 11 dias depois da morte do Papa Clemente VIII, que os 62 cardeais se reuniram para formar o conclave que iria decidir pela nomeação de Alexandre como novo Papa.

Apesar de não ser nem de longe um dos favoritos entre os candidatos, ele acabou sendo o vitorioso no conclave, e acabou se tornando o Papa Leão XI.

Leão Xi

No entanto, apesar de ter se tornado vitorioso no conclave no dia 1º de abril de 1605, o fato é que o Papa Leão XI acabou tendo um papado de apenas 26 dias, pois ele acabou vindo a falecer no dia 27 de abril de 1605.

Com isto, o Papa Leão XI acabou não tendo tempo hábil para fazer algum tipo de mudança ou para implementar algum tipo de ação que fosse capaz de deixar uma marca para ser lembrada até os dias de hoje.

Mas ainda assim, ele é um dos Papas que a igreja católica teve, e para os fieis desta religião, deve sempre ser lembrado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados