Também conhecido como Lao Zi, Laozi, Lao Tsé, Lao-Tsé, Láucio, Lao Tzi, Lao Tseu, Lao Tze, Lao Tan ou Li Erh, Lao Tsu foi um filósofo mítico e um alquimista chinês. Esse número enorme de pronúncias do título de uma das maiores personalidades da filosofia da China, não é na verdade um nome.

Lao Tze é uma expressão que significa “grande senhor” ou “velho mestre”. A verdade é que o nome real do filósofo teria sido Li Er ou Lao Dan. E se você nunca ouviu falar dele não sabe o que está perdendo, pois o filósofo não foi só uma figura importante, como também bastante interessante.

Continue lendo e descubra mais sobre ele.

Quem foi Lao Tzu

Lao Tzu

Segundo a tradição chinesa, Lao Tzu teria vivido no século 6 antes de Cristo. Porém, a data é discutível e controversa, isso porque diversos estudiosos modernos afirmam que Lao Tzu provavelmente viveu dois séculos depois, durante uma época que ficou conhecida como Cem Escolas de Pensamento.

É a ele que atribuem a criação da obra chamada Tao Te King, também conhecido como Livro do Caminho ou Livro da Virtude. A obra em questão é importante porque foi a criadora do taoismo e, ao lado da Bíblia, é um dos livros mais traduzidos no mundo todo.

Mas os registros são tão antigos, que até mesmo a existência de Lao Tzu foi colocada em xeque. Segundo os pesquisadores modernos, a figura seria apenas uma criação dos fundadores da escola filosófica e da tradição religiosa.

Apesar de ser chinês, Lao Tzu, sendo real ou imaginário, teve e tem uma fama que ultrapassou as fronteiras do seu país e de seu tempo. Isso porque o taoismo se espalhou por toda a Ásia e teve suas crenças assimiladas como uma tradição de vida, contribuindo também para a formação das culturas japonesa e coreana.

Tendo existido ou não, Lao Tzu deixou um legado no mundo que é influente até hoje, milhares de anos depois de sua suposta existência. Legado este que foi essencial para a formação de toda uma cultura no continente asiático.

Tzu Lao

Afinal de contas, o que é o taoismo?

O taoismo é algo que mescla a religião e a filosofia de vida, tendo Lao Tzu como uma das principais figuras a serem cultuadas. Ao lado do budismo e do confucionismo, o taoismo – que também é conhecido como daoísmo – forma os três pilares que compõem o pensamento filosófico da China.

E o taoismo clássico, instituído com a obra de Lao Tzu, inspirou um movimento intelectual que ficou conhecido como xuanxue. Assim, a personalidade não só trouxe grande influência para o pensamento filosófico, como também influenciou áreas como a literatura, a caligrafia, a pintura e também a música chinesas.