Colégio Web

Biografia do Bill Gates

Não há a menor dúvida de que Bill Gates seja uma das pessoas mais conhecidas do planeta. Todavia, será que você o conhece tão bem? Confira a sua biografia!

Publicidade

Não há a menor dúvida de que Bill Gates seja uma das pessoas mais conhecidas do planeta. Dono de grande fortuna – de cerca de 58 bilhões de dólares – é o criador do sistema operacional Windows, possivelmente o mais importante da história da computação.

Como todo homem muito importante, Gates angariou muitos desafetos em sua brilhante trajetória, sendo acusado constantemente de plagiador de ideias e de ser um oportunista que apenas visa o lucro.

Em 27 de junho de 2008, se aposenta do comando da Microsoft, após quase 4 décadas à frente dessa corporação que, sob sua responsabilidade, se tornou uma das principais do mundo. A seguir contaremos um pouco mais sobre a trajetória de Bill Gates.

Vida de Bill Gates

William Henry Gates III nasceu em 28 de outubro de 1955, na cidade de Seattle, em Washington, nos Estados Unidos. Seu paI, William Henry Gates, era um rico advogado e sua mãe professora da conceituada Universidade de Washington. Oriundo de algumas das principais instituições de ensino de seu país – como o Colégio Lakeside e a Universidade de Harvard – o jovem Bill parecia talhado para o sucesso.

O primeiro contato desse homem com os computadores se deu ainda em 1968, na época de seus estudos primários. Um pouco mais tarde, em parceria com um amigo, chamado Paul Allen, começam a desenvolver alguns programas para grandes corporações. No ano de 1975, ambos passam a morar no Estado do Novo México, em Albuquerque. Nesse período Gates dá início à sua vida profissional, trabalhando na empresa MITS, atuando na área de desenvolvimento de softwares, para utilização no primeiro computador da história: Altair BASIC.

No ano seguinte, 1976, os amigos Gates e Allen inauguram a Microsoft, dando início à criação e desenvolvimento de softwares diversificados, com o objetivo de baratear o preço dos mesmos que as empresas passassem a adquiri-los e não mais fabricá-los. Em 1979 o negócio já estava em franco crescimento e a empresa contava com 16 funcionários. Gates volta para Seattle, onde decide instalar a sede da Microsoft.

Bill Gates Biografia

Em 1980, como a Microsoft se torna conhecida, conseguem a conta da IBM, que, na ocasião necessitava de um sistema operacional para sua linha de máquinas. É assim que surge o clássico MS-DOS. Em 1981, torna-se o sistema oficial de todos os PCs fabricados pela IBM.

Obsessivo por natureza, Gates não se sentia satisfeito com o resultado do MS-DOS e trabalha em uma versão nova, mais prática e intuitiva. Assim, no ano de 1983 lança o sistema que iria substituir em definitivo o anterior e mudar os rumos da computação: o Windows. Sua importância se deve ao fato de sua interface ser muito simples e de contar com a introdução do mouse, dando ainda mais acessibilidade ao usuário.

Apesar de associado intimamente à Microsoft, há muita controvérsia quando se trata da real autoria do Windows. Houve muita briga entre Steve Jobs e Bill Gates a esse respeito, até hoje há verdadeiras “torcidas organizadas” que defendem cada um dos dois, como o verdadeiro autor do sistema.

No ano de 1986, graças ao lançamento do Windows, as ações da Microsoft disparam, fazendo de Gates, definitivamente,  um homem rico. Com 31 anos, já havia se tornado bilionário. Com o passar dos anos essa fortuna só se multiplicou e Gates é figura frequente nas listas de maiores fortunas – na de 2013, por exemplo, ele ocupa a primeira posição.

Hoje, Gates é um grande benemérito e criou uma fundação filantrópica: Bill e Melinda Gates. Após a aposentadoria, tem se dedicado apenas pouco às empresas e doado muito dinheiro a causas nobres, visando ajudar os mais necessitados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados