Colégio Web

Benjamin Banneker

Publicidade

Matemático, astrônomo, autor, relojoeiro e inventor estadunidense nascido em Ellicott’s Mills, próximo ao Patapsco River, Baltimore County, Maryland, notabilizado por sua prodigiosa memória. Descendente de africanos, era filho de um escravo com uma negra livre, Robert e Mary Bannaky, aprendeu literatura, astronomia, história e matemática através de livros que ele obtinha emprestados. Desde pequeno demonstrou grande habilidade matemática e cálculos sobre astronomia.

Construiu um relógio de madeira que marcava a hora precisa (1753) embora ele só tivesse visto previamente um relógio de sol e um relógio de bolso. Ele calculou as relações de engrenagem do relógio e as esculpiu com uma faca de bolso. Tornou-se um fazendeiro de tabaco em Maryland e foi indicado para integrar a comissão do District of Columbia pelo Presidente George Washington (1790), trabalhou com Pierre L’Enfant, Andrew Ellicott e outros no projeto da nova capital do país, Washington, D.C. Após L’Enfant deixar o projeto e levar consigo todas as plantas, foi capaz de reproduzi-los de memória.

Tornou-se astrônomo autodidata, a nível de predizer um eclipse solar (1789). Dois anos mais tarde iniciou a publicação do Pennsylvania, Delaware, Maryland, e Virginia Almanac e Ephemeris (1791-1802). Nunca se casou e morreu em Baltimore, Md., U.S.A.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados