Colégio Web

Baruch Samuel Blumberg

Publicidade

Virologista e médico antropologista americano nascido em New York City, professor do Institute for Cancer Research Philadelphia, PA, USA, que descobriu o antígeno australiano, parte do vírus da hepatite B, o que permitiu o desenvolvimento da vacina, e ganhou o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1976), dividido com Carleton Gajdusek do National Institutes of Health Bethesda, MD, USA, por pesquisas sobre a origem e difusão das viroses infecciosas. O segundo das três crianças de um advogado, Meyer Blumberg, e de Ida Blumberg, recebeu educação elementar na Yeshiva of Flatbush, uma escola paroquial de hebreus, onde estudou o Testamento Hebreu em sua linguagem original. Após cursar a Far Rockaway High School, serviu na U.S. Navy (1943) onde adquiriu gosto pelo mar e só saiu depois da guerra (1946). Obteve o BS degree em física pelo Union College, New York (1946) e começou a estudar matemática na Columbia University.

Por sugestão do pai resolveu mudar para medicina no College of Physicians and Surgeons of Columbia University (1947), onde o professor Robert Loeb era o chairman do Department of Medicine e exerceu forte influência sobre sua formação. Entre o terceiro e quarto anos do curso foi aluno de Harold Brown, professor de parasitologia, que lhe arranjou um estágio em Moengo, uma cidade mineira a nordeste do Suriname, onde adquiriu conhecimentos práticos sobre doenças tropicais. Depois de formado foi interno e assistente residente da First (Columbia) Division at Bellevue Hospital, New York (1951-1953). Nos dois anos seguintes foi Clinical Fellow no Medicine at Columbia Presbyterian Medical Center, trabalhando na Arthritis Division, na equipe do Dr. Charles Ragan. fez experimentos físico e bioquímicos com o Dr. Karl Meyer.

Foi graduate student (1955-1957) do Department of Biochemistry da Oxford University, England, e membro do Balliol College. Fez o Ph.D. orientado por Alexander Ogston em física e bioquímica do ácido hialurônico, um polissacarídeo que ocorre em tecidos conectivos, de importância na medicina. Esteve na Nigéria (1957) e trabalhou no National Institutes of Health (1957-1964). Foi, então, nomeado diretor de pesquisas clínicas no Institute for Cancer Research, Philadelphia (1964) e professor de medicina na University of Pennsylvania. Casou-se com Jean Blumberg e é pai de Anne, George, Jane e Noah.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados