Colégio Web

Dia Nacional do Selo – 1º de agosto

Este importante objeto, que muitos jovens nunca viram de perto, possui um dia comemorativo e já teve vital importância nas mais variadas sociedade.

Publicidade

Hoje em dia os selos são considerados objetos de coleção para muitas pessoas. Mas estes pequenos pedaços de papel decorado com uma determinada imagem tinham fundamental importância no sistema de entrega de correspondências como um todo.

dia-nacional-do-selo

Como uma forma de definição, o selo postal basicamente é uma estampilha, adesiva ou fixa, com uma determinada estampa que era produzida por uma máquina de franquear. A principal finalidade de um determinado selo é comprovar o pagamento da prestação de serviço postal, de acordo com a legislação de uma determinada região.

Para que as pessoas conseguissem enviar uma carta, antes era preciso adquirir um selo, comprado diretamente da instituição responsável pelo serviço de correios. Este pedaço de papel era colocado na parte da parte da frente do envelope, comprovando que o serviço foi pago e o envio está autorizado.

Origem do Dia Nacional do Selo

O dia nacional do selo foi definido como sendo o dia 1º de agosto, e foi escolhido basicamente por ter sido o primeiro selo emitido em solo brasileiro, e que teria entrado em circulação a partir desta data. De acordo com os registros históricos, a ideia colocou o Brasil como o segundo país do mundo a trabalhar com a emissão de selos postais, perdendo apenas para a Inglaterra, a pioneira na criação, que emitiu o “Penny Black” em 1840.

O primeiro modelo de selo criado no Brasil é considerado como um importante item de coleção para aqueles que se dedicam a ter diversos modelos diferentes. Ele foi chamado de Olho-de-Boi, por ter uma estampa que justamente lembrava o olho deste animal. O primeiro selo começou a circular no Brasil a partir do ano de 1843.

dia-nacional-do-selo-2

Nos anos seguintes foram lançados outros modelos: “Inclinado”, no ano de 1844; “Olho-de-Cabra”, em 1850; e o “Olho-de-Gato”, em 1854; todos com o valor de 30, 60 e 90 réis.

Uma das principais características do selo é conseguir diferenciar os pagamentos feitos, uma vez que eles dependiam da distância que a correspondência teria que percorrer, bem como o tamanho e o peso do volume. Por isso os países tinham que criar uma série de modelos diferentes de selo.

Com o passar do tempo começaram a ser criados selos com imagens comemorativas e limitadas, aumentando assim os itens para as coleções dos aficionados.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados