Conforme as histórias que são contadas pela Igreja Católica, São Bartolomeu teria morrido com seu corpo completamente esfolado no dia 24 de agosto de 51 depois de Cristo, surgindo assim a partir da data da sua morte, a possibilidade de comemorar a data em homenagem ao santo.

dia-de-sao-bartolomeu

Esta é uma data que é lembrada ainda como um dos maiores assassinatos de protestantes pelos católicos de toda a história. Foi no dia 24 de agosto de 1572 em Paris, que por ordem da realeza e do clero, milhares de protestantes foram mortos. Este foi um ato de violência que ficou devidamente conhecido como o Massacre da Noite de São Bartolomeu. Uma das histórias mais violentas do homem.

O Dia de São Bartolomeu é comemorado todos os anos em 24 de agosto.

Curiosidades sobre a data

São Bartolomeu foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo, seu nome veio da língua aramaica e faz a devida referência para o nome de seu pai. Bartolomeu vem do nome “Bar Talmay” e significa “filho de Talmay”, o que é uma referência interessante.

Conforme as narrações bíblicas, não temos um enfoque de São Bartolomeu de forma especial, a não ser em uma passagem no Evangelho de João, as passagens bíblicas acabavam por se limitar a citar o seu nome entre os doze que foram escolhidos por Jesus. Ao que se sabe, porém, através dos evangelhos que Bartolomeu é o mesmo apóstolo Natanael, que é citado em diversos outros trechos evangélicos, e isto acaba ficando muito claro quando comparamos os evangelhos canônicos.

dia-de-sao-bartolomeu-2

São Bartolomeu é considerado para os católicos como o padroeiro dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Já na região nordeste do Brasil, se acredita que no dia de São Bartolomeu, o Diabo anda solto pela Terra, aprontando e fazendo diversas coisas más.

A partir de todo o sincretismo religioso, diversas figuras de santos católicos passam a representar os orixás, entre as doutrinas do candomblé e da umbanda. São Bartolomeu por sua vez é representado por um orixá que é chamado de Oxumaré, no candomblé.

Uma frase interessante de São Bartolomeu, que foi proferida por ele mesmo, e está em sua oração onde diz para que seus discípulos se inspirem em o imitar e em todas as suas ações. Derrame a vossa graça para que possamos servir e ver a Cristo nos outros, e trabalharmos para a vossa maior glória.