Colégio Web

Dia do Advogado – 11 de agosto

Conheça as curiosidades do dia que lembra este importante profissional em nossa sociedade.

Publicidade

O representante da justiça, da liberdade e cidadania, seu trabalho se torna indispensável para os exercícios de uma democracia totalmente efetiva. Este é aquele profissional que garante toda a igualdade e a plena justiça em suas principais tarefas.

dia-do-advogado

O advogado, além disto, representa todos os direitos humanos, e acima de tudo ajuda a garantir uma maior organização social, o que são características determinantes de sua profissão. É impossível não nos sentirmos orgulhosos por contar com um profissional tão comprometido com o seu dever.

Suas noites em claro, finais de semana de estudos e muito trabalho, são vários artifícios que valem a pena e atualmente esta é uma das profissões melhores valorizadas do mercado.

A origem do Dia do Advogado

Anualmente, o dia do advogado é comemorado em 11 de agosto.

Esta é uma data que tem por objetivo homenagear a todos os profissionais responsáveis por representar os cidadãos perante a justiça.

A partir disto, o Direito é a ciência de todas as normas que poderão acima de tudo regular relações entre indivíduos em uma sociedade, quando estas relações acabam não funcionando, dentro de normas estabelecidas, deverá entrar o trabalho do advogado para nortear e principalmente representar todos os clientes em vários tipos de instâncias, de juízos ou dos tribunais.

Já na data de 20 de junho é comemorado o Dia do Advogado Trabalhista, este que é especializado em defender seus diversos assuntos relacionados a atividades trabalhistas.

Para os profissionais estarem aptos para exercer a função de advogado, é necessário que se conclua o curso de ensino superior na área de Direito, e passar no Exame da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil.

dia-do-advogado-2

A data surgiu em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, o que aconteceu a partir de 1827. Levando isto em conta, a Faculdade de Direito de Largo de São Francisco na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda foram criadas por D. Pedro I.

De maneira tradicional, no dia 11 de agosto, os estudantes de direito acabam festejando o chamado Dia da Pendura, quando acabam saindo pelos restaurantes próximos de universidade, que consomem e não pagam, já que a conta acaba ficando pendurada para que o dono do restaurante pague.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados