O ato de estudar é exercitar a memória para adquirir principalmente diversos conhecimentos para aprender. Em contrapartida, para que isto possa acontecer os estudantes precisam frequentar uma escola e ainda participar de atividades propostas, fazer algumas tarefas determinadas de sala, bem como passadas para serem feitas de casa. Além do ato de estudar, em casa, os conteúdos que foram passados na sala de aula.

dia-do-estudante

Os estudantes deverão ser os maiores responsáveis em seus estudos determinados, e por este motivo o sucesso profissional deverá vir através de uma grande dedicação. Merecem acima de tudo todo o respeito e a consideração dos seus familiares, já que este é o seu trabalho.

As formações de cursos regulares vão bem além, onde muitas pessoas buscam para ampliar os seus conhecimentos por conta própria, se tornando inclusive autodidatas, seguindo com isto os seus interesses e seus métodos próprios. Esta é uma forma muito interessante e eficaz de construir conhecimento.

Curiosidades e origem da data

Foi no dia 11 de agosto de 1827 que Dom Pedro 1º assinou um decreto que criava dois cursos de direito no Brasil, um deles na cidade de Olinda em Pernambuco e outro em São Paulo Capital. Estas duas escolas se tornaram muito importantes formando possíveis gerações de juristas intelectuais, e também de políticos brasileiros.

dia-do-estudante-2

A faculdade de Olinda por exemplo, teve a sua instalação no Mosteiro de São Bento, e posteriormente seria transferida para o palácio dos Governadores. Levando isto em conta, a faculdade de direito de São Paulo acabou nascendo no Convento de São Francisco, um edifício construído no século 17.

Estas comemorações tinham uma grande razão de ser, e antes disto não existiam faculdades no Brasil. E para fazer um curso superior o aluno tinha de ter boas posses e viajar até a Europa, estudava em Portugal ou na França e retornava para o país posteriormente a formatura.

Nesta data citada, cem anos depois da criação de cursos jurídicos no Brasil, esta data acabou passando a homenagear todos os estudantes, e é assim que todos os anos ao menos um dia todos se lembram de homenagear os que se esforçam diariamente estudando.

O ato de estudar é observar, ensaiar, memorizar, utilizar de sua inteligência e se exercitar, pensando, conhecendo e analisando situações. A partir disto quem estuda e se desenvolve, se conhece melhor.