Colégio Web

Qual o papel do acento circunflexo?

2Muitos de nós sempre reclamamos das mais diversas regras de pontuação que compõem a língua portuguesa. Há palavras que solicitam acentos e que nos causam desconforto, pois parece que tal necessidade de ser acentuada foi criada apenas para dificultar ainda mais a nossa escrita. Em que pese essa angústia dos falantes do português, asseguramos que é preciso, sim, tirar o chapéu para os acentos. Na verdade, são eles que nos auxiliam a pronunciar corretamente as palavras. Então, vamos apenas começar a entendê-los.

Publicidade

De acordo com os especialistas, o que muita gente não sabe é que grande parte das palavras não recebem acento. Aquelas que não podem fugir dele, são justamente as que exigem um tipo de pronúncia diferenciada. Vamos entender melhor a partir de exemplos: muitas das palavras do nosso português são paroxítonas, ou seja aquelas em que a sílaba tônica é sempre a penúltima. Dessas palavras, grande parte são terminadas em -a, -e, -o, -em, -ens.

Por esse motivo, a regra geral das paroxítonas aponta que com esse tipo de terminação, elas não necessitam de acento. Do outro lado, a palavra oxítona que tem a sílaba tônica última precisa receber acento para que a pronúncia fique bem demarcada. É como se houve uma necessidade de dizer onde está a sílaba tônica. No caso das proparoxítonas que possuem a antepenúltima sílaba mais forte, também há necessidade do acento.

Acentos que deixam o som fechado ou aberto

01Agora que você já entendeu a importância dos acentos, vamos falar um pouco sobre como eles devem ser usados para fechar ou abrir vogais. Aquele conhecido som fechado ou aberto que tanto treinamos na escola acontece a partir dos acentos. Como são dois tipos de sons, vem daí a existência de dois acentos muito frequentes em nossa língua: o acento agudo e o acento circunflexo. Nosso objetivo aqui é detalhar um pouco mais sobre o acento circunflexo. Na escolas primárias, ele também acaba sendo chamado de acento chapeuzinho. Utilizado sobre as vogais -a, -e, -o vai servir de referência para marcar as pronúncias das vogais que precisam ser fechadas.

Para ficar um pouco mais fácil de compreender o que é som fechado e aberto e como os acentos se apresentam nesses contextos, observem bem as palavras vovô e vovó. No uso do circunflexo, o som da vogal acabou se fechando! Entenderam o ponto de mudança?

Quando a palavra tem uma vogal que exige o acento circunflexo, a regra de acentuação será a mesma: ou seja, a partir das tonicidades. Assim, em seguida, as palavras poderão ser classificadas como oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Com as mudanças ortográficas, algumas regras do acento circunflexo também sofreram impacto. Dessa forma, assim que a nova redação ortográfica for efetivada e obrigatória, precisaremos ficar atentos.

Vamos conferir algumas palavras com o acento circunflexo e pronunciá-las? Fiquem ligados: âmago, têxtil, plêiade, azêmola, anêmona, Tâmisa, brâmane , zênite e êxodo são alguns dos exemplos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados