Falta de tempo. Esta é uma das principais reclamações dos brasileiros nos últimos anos. A situação fica ainda mais complicada quando este assunto é relacionado ao trabalho.

Se você vive correndo com as suas tarefas e se queixa de que nunca tem tempo para nada, talvez você não esteja sabendo como administrar sua rotina. Você já deve ter notado que algumas pessoas, tão atarefadas quanto você, conseguem tempo para várias coisas.

Milagrosamente, ou não, existem executivos que chegam cedo ao trabalho, mas que, antes disso, já correram mais de 1200 metros, por exemplo. Também existem pessoas que praticam academia, fazem cursos profissionalizantes, faculdade, tem tempo para o lazer e ainda conseguem tempo para namorar!

Qual é o segredo dessas pessoas? O dia delas, afinal, tem as mesmas 24 horas do que o seu. A seguir, saiba como administrar melhor o seu tempo e faça com ele trabalhe a seu favor.

Tempo: ele está contra ou a seu favor

Milagre ou organização na rotina?

Se você conhece alguém que sempre tem tempo para tudo, saiba que isso não é nenhum milagre e que esta pessoa também possui responsabilidades profissionais.

O que acontece é que, na maioria dos casos, essas pessoas adotam práticas de administração é organização do tempo em sua rotina. Algumas mudanças, ainda que pequenas, quando somadas podem resultar em uma grande economia de tempo, além de contribuírem para um melhor desempenho profissional.

Antes de começar a incluir novos hábitos, é preciso saber que manter-se focado no trabalho 24 horas por dia não faz bem a ninguém. É preciso ter momentos de lazer e períodos para dedicar-se a si mesmo.

Aproveite melhor o seu tempo

Tempo ele está contra ou a seu favor

Adotar certos hábitos no seu trabalho e na sua vida pessoal contribuem para que o tempo trabalhe a seu favor. A seguir, conheça algumas dicas que certamente irão te ajudar a ser mais produtivo.

  1. Estabeleça prioridades: determine o que é realmente importante e veja o que pode ser adiado por um breve período.
  1. Antecipe datas: como a maioria dos brasileiros tende a deixar tudo para a última hora, sempre que tiver que realizar uma tarefa com uma data fixa, antecipe essa data em alguns dias. Isso dará ao assunto uma maior urgência e lhe dará, posteriormente, mais tranquilidade.
  1. Use bem o telefone: sempre que possível, prefira o telefone ao invés de e-mails. Durante as ligações, tente ser objetivo, mas, é claro, sem ser rude ao conversar com alguém.
  1. Tenha hobbies: se o seu trabalho permite flexibilidade no horário, uma dica é separar todo o seu tempo de lazer para o fim do dia. Isso irá ajudar a manter a motivação quando o expediente estiver finalizado. Ainda que não tenha essa opção, estabeleça diariamente um horário para seus hobbies.
  1. Use calendários e agendas: um calendário de parede, com as datas claramente marcadas, ou uma agenda com alarmes no celular, são auxílios indispensáveis.
  1. Seja perfeccionista: quem faz algo muito bem feito faz apenas uma vez. Portanto, faça tudo da melhor maneira possível.