A Usina Hidrelétrica Belo Monte  é uma central hidrelétrica que no momento está em processo de construção localizada no Rio Xingu, no Pará, perto da cidade de Altamira. O fim da construção está prevista para o ano de 2015 e poderá gerar mais de 41,6 milhões de megawatts por ano, o que é preciso para atender o consumo de mais de 20 milhões de pessoas durante um ano.

Esse projeto começou a nascer há 30 anos, no período de ditadura militar, mas em 1989 por causa de manifestações de grupos indígenas, liderados pelo Cacique Raoni e o ex cantor do “the Police”, Sting foi abandonado.

Hoje, a construção foi retomada, porém alguns problemas como inundações de 51.600 hectares de floresta, deixará submerso parte do Xingu (Volta Grande) e um terço de Altamira.

Além dessa, existem outras consequências por causa dessa construção:

Inundação constante dos igarapés de Altamira, no lugar da inundação sazonal;
Redução da vazão da água e bloqueio do transporte fluvial até o Rio Bacajá;
Remanejamento de famílias locais;
Alteração do regime do rio relacionado aos meios bióticos e socioeconômicos;

A instituição que defende essa construção é a Empresa de Pesquisa Energética, ela diz que a usina irá gerar um investimento 19 vezes maior do que o atual orçamento do Pará!

No vestibular

Esse provavelmente será um dos assuntos abordados em Vestibulares.

Os temas serão:

Geografia física do local
Benefícios econômicos da construção
Projetos de integração do território nacional
Quais seriam os prejuízos ambientais
Quais os prejuízos sofridos pela população

Além da matéria de Geografia, as questões também farão parte de outras matérias como: Ecologia, Física, Biologia e até Matemática. E, poder ser cobrado como tema de Redação.

Gostou desse tema? Está se preparando para o vestibular? Então fique ligado nesses cursinhos pré-vestibular que o iPED preparou pra você! https://www.iped.com.br/cursinho-pre-vestibular

O início é imediato!

Bons Estudos.