Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 já podem ter acesso ao seu resultado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu antecipar em dois dias a publicação do resultado, uma vez que o cronograma original previa o resultado apenas para a próxima sexta-feira, dia 11.

Inep libera resultado do Enem 2021

Os candidatos podem consultar o seu resultado a partir da Página do Participante.

Lembrando que, assim como acontece em outras etapas do processo seletivo do Enem, os candidatos deverão informar os dados cadastrados no Portal gov.br, que reúne uma série de informações e serviços do Governo Federal. Os candidatos devem informar o seu CPF e a senha cadastrada, e a consulta é feita de forma individual.

Além disso, neste primeiro momento o Inep liberou as notas apenas para os candidatos que fizeram o Enem mas que já tinham concluído o Ensino Médio, ou seja, que realmente poderia utilizar a nota para buscar uma vaga em programas como o SiSU e o ProUni. Aqueles candidatos que participaram como treineiros devem ter acesso aos resultados apenas em abril.

Inep libera resultado do Enem 2021

O Enem 2021 aconteceu, de forma regular, nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, os candidatos tiveram que responder 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação, já o segundo domingo teve 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Essa edição do Enem registrou a menor participação de estudantes dentro de mais de uma década, com apenas 2,1 milhões de pessoas tendo realmente completado o exame, ou seja, feito os dois dias de provas. A quantidade de inscrições confirmadas já havia sido a menor desde a reformulação do exame: 3,1 milhões de inscritos.