O tema da redação do Enem foi divulgado e gerou uma série de dúvidas, neste ano pela primeira vez o Enem contou com videoprovas relacionadas a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Confira o tema da redação do Enem 2017

O dia 05/11 foi o primeiro dia de provas do exame, este que também deverá contar com provas de linguagens e ciências humanas. Com isto, os candidatos contam com cinco horas e 30 minutos para concluir as provas. O exame começou a ser aplicado ás 13h30 min no horário de Brasília, para pelo menos 6,7 milhões de candidatos em todo o Brasil.

Este tema da prova seguiu as tendências das últimas edições do Enem, estas que costumam abordar sobre temas sociais. Já no ano anterior, o tema foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. A violência contra a mulher, a publicidade infantil, a lei seca, entre outros assuntos foram abordados nos últimos anos.

Informações sobre a estrutura da redação

Saiba que o texto da redação do Enem deverá ser dissertativa e argumentativa e o candidato deverá apresentar propostas de soluções para o problema proposto, o que é chamado de intervenção, deverá ser apresentada um tipo de referência textual sobre o tema da redação.

Confira o tema da redação do Enem 2017

Redações que contaram com sete linhas ou menos deverão receber nota zero. Serão ainda eliminados candidatos que fugirem totalmente ao tema proposto e os que escreverem os impropérios, bem como desenhos e outras formas propositais da anulação.

As redações serão avaliadas conforme cinco competências, entre elas o domínio de norma padrão de língua escrita, a compreensão de propostas de redação e aplicação dos conceitos de diversas áreas de conhecimento, capacidade de seleção, relação, organização e interpretação das informações para defender ponto de vista, conhecimentos de mecanismos linguísticos, entre outras informações.