O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conta com os cadernos relacionados aos estudos de exatas, que são os mais complicados aos olhos dos candidatos. Com muitas reclamações sobre os exercícios da área, considerando principalmente a matéria de química, os estudantes terminam o fim de semana de exames de forma um pouco frustrada.

O porquê das dificuldades

Enquanto a maioria dos alunos do ensino médio que prestou as provas do ENEM neste último fim de semana se vangloria dos pontos obtidos nos cadernos relacionados às matérias de humanas, quase todos os candidatos reclamam em mesma proporção ao conteúdo do caderno de exatas, que gerou dúvidas até mesmo aos mais atentos. A prova de química, em especial, chamou a atenção dos candidatos, gerando reclamações entre quase todos que buscavam uma vaga no ensino superior a partir da realização da prova.

Química ENEM

Os inscritos enfrentaram a dificuldade por diversos motivos: Enquanto alguns afirmam que a culpa é de não ter estudado bem o suficiente, alguns culpam os organizadores do exame por fazerem questões incabíveis de serem solucionadas por alunos do ensino médio. Cercados de frustrações pelos resultados obtidos, muitos dos candidatos ficam apenas na esperança de seus pontos em outros cadernos compensarem o fracasso levado entre o módulo de exatas. Cobrando alto nível de conhecimento dos candidatos, a prova de química teria sido bem mais difícil do que os inscritos esperavam.

A prova do ENEM

Os candidatos começaram as provas às 13h, contando com dois dias para executar todos os cadernos relacionados ao exame. No primeiro dia, os estudantes responderam 90 questões das áreas de ciências humanas e da natureza, compreendendo assuntos dentro do conteúdo estudado em história, geografia, biologia, química e física. No dia seguinte, os alunos contaram com as provas de português, língua estrangeira (que podia ser inglês ou espanhol) e matemática, além da redação, que teve como tema “publicidade infantil em questão no Brasil”.

ENEM Quimica

Sobre o ENEM

O Exame foi criado em 1998, e tem como principal objetivo analisar a qualidade do ensino médio brasileiro, analisando se os alunos têm boa base de estudo no ensino básico. A partir de 2009, o ENEM também ganhou a função de selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais, oferecendo bolsas de estudo aos candidatos com boas notas. A prova, no geral, conta com 180 questões e uma redação, e é aplicada anualmente pelo MEC, no segundo semestre.