Uma carta de apresentação é muito importante para complementar seu currículo, então na hora de fazê-la, é necessário que você se esforce e não deixe de colocar todas as informações que sejam relevantes conter em uma carta de apresentação.

Quando você vai redigir uma carta de apresentação provavelmente você ficará ansiosa e achar que é bem mais difícil do que realmente parece. Para que ele seja feito da forma mais correta, basta você seguir alguns passos, assim você não irá se perder no meio do caminho, e conseguirá fazer uma ótima carta de apresentação.

Sempre coloque o nome e o cargo da pessoa

A primeira coisa ao começar a redigir sua carta de apresentação pessoal é descobrir o nome da pessoa que a pediu, e fazer uma carta totalmente direcionada. Como por exemplo, se você não souber o nome da pessoa, ou o departamento, basta você começar a sua carta de apresentação com “Cara recrutadora”.

Faça sua assinatura no final da carta

como fazer uma carta de apresentação pessoal

Diferente de um currículo, a carta de apresentação pessoal precisa ter sua assinatura no final da redação. Em hipótese alguma deixe de colocar a assinatura, ela é muito importante para uma carta. Nesse espaço, vale você aproveitar e colocar seu telefone de contato.

Preste muita atenção no vocabulário

O vocabulário é sempre importante, e você precisa prestar muita atenção nele. Quando se trata de uma carta formal, como uma carta de apresentação. Evite ao máximo usar gírias, e nunca use abreviações. Quanto mais formal, melhor ficará sua carta de apresentação.

Coloque suas características profissionais e pessoais

Não esqueça de colocar suas características profissionais e pessoais na carta de apresentação. Sempre frise qualidades que sejam relevantes para a vaga da qual você está concorrendo. Outra coisa importante é nunca mencionar aspectos negativos sobre você, ou aspectos que não agregam valor em nada que seja referente a vaga.

Observe os erros gramaticais

como fazer uma carta de apresentação pessoal

Erros gramaticais não pode ser visto de maneira algum, desde um currículo, até uma carta de apresentação. Sendo assim, após redigir sua carta de apresentação, releia várias vezes em busca de erros gramaticais, para que você não corra nenhum risco de enviar sua carta com erros, afinal você descartado caso isso aconteça.

Não escreva mais do que 3 ou 4 parágrafos

Uma carta de apresentação não deve ser enorme, porque nenhum recrutador vai ficar por horas lendo seu texto. A quantidade ideal para uma boa carta de apresentação é de 3 ou 4 parágrafos, sempre redigida em A4 ou em papel-carta que possua boa qualidade (caso seja entregue pessoalmente).

O fato é que uma carta de apresentação é um espaço que você possui para fazer seu marketing pessoal, deixando claro para as pessoas todas as qualidades e experiências, desde essas façam a diferença na empresa. Será nesse espaço que você conseguirá marcar pontos com o recrutador, e o passo para conseguir um emprego ficará ainda mais próximo.

Com essas dicas, você já terá uma inspiração para sua carta de apresentação pessoal, basta você sentar e desenvolver sua carta de apresentação.