A Criança e o Contato com a Leitura
A leitura é capaz de quebrar barreiras e mudar o Mundo. Quando as crianças entram em contato com o fantástico mundo das letras, elas não devem largá-lo. Veja!
Por Victor Palandi
As crianças vivem num mundo imaginário repleto de castelos, seres horríveis, monstros; fazem viagem por vários mundos e planetas, lutam com super-heróis e retornam desse mundo tão fascinante para o nosso mundo real.
Com o passar do tempo às crianças se socializam com o mundo das letras, começam a entender que as letrinhas existem e que elas devem servir para alguma finalidade. O mundo das letras não é tão simples para os pequenos. É necessária muita dedicação para que os pequenos se familiarizem com o alfabeto, com as imagens, com os números.
Ah! Tanta coisa para se aprender! Mas tudo no seu tempo certo! Cada criança aprende de acordo sua maturidade e com os estímulos recebidos. Quanto mais estímulos melhor! A leitura é parte fundamental nesse processo.
Resumo:
O ato de ler
O ato de ler deve ser uma aventura até mesmo para aqueles que ainda não sabem ler. A leitura desperta a criatividade, a imaginação, aguça a curiosidade, a fantasia desenvolvendo os sentidos cognitivos e lúdicos.
A criança aprende, primeiramente, a ler as figuras, os desenhos para, posteriormente, decifrar os códigos, os sinais que chamamos de letras.
Os primeiros anos são importantíssimos para a formação da personalidade da criança. Os pais, avós, educadores desempenham um papel fundamental para tornar a leitura e o aprendizado das letras num mundo prazeroso e fascinante. Toda hora é hora de ler, desde que a criança esteja aberta a esse momento. Esse momento pode ser na hora do banho, na hora de dormir, após o almoço ou jantar, enfim o momento faz a hora.
O universo da leitura é muito vasto e possui diversos livros com vários materiais. Os nossos artistas estão cada vez mais ousados e criativos. E não poderia ser diferente! É preciso muita imaginação para incentivar os nossos pequenos a entrar no mundo da leitura para nunca mais sair. Deixe que a criança que existe em cada um possa se transformar num adulto crítico e observador.
Podemos explorar livros de diversos materiais como plástico, pano, papel, com dobradura, coloridos, com muitas figuras e ilustrações encantadoras, linguagem específica para um público tão exigente.
A leitura contribui para o crescimento interior, e o hábito de ler deve ser incentivado. Com a leitura a criança descobre que no interior de cada página tem um mundo a ser desvendado. A leitura é uma das formas de melhorar a interpretação, além de estimular o raciocínio, a escrita e o enriquecimento do vocabulário.
Quem não gosta de ler é porque ainda não encontrou o tema certo. Quando isso acontecer com certeza ira despertar aquela vontade de virar a próxima página para saber o final da história.
O mundo virtual e a leitura
Com o avanço da tecnologia é muito fácil adultos, adolescentes e crianças se renderem no mundo virtual das plataformas digitais. Os adultos sabem o quanto podem ficar na frente de um computador, tablet ou até mesmo do celular, mas as crianças precisam de uma limitação. Não é proibido, mas deve-se ter equilíbrio, pois o excesso pode causar alguns problemas. Se perceber algum sintoma em seu filho procure um médico.
Boa leitura!


21 anos da morte de Mário Quintana. Relembre suas obras!
Principais características do Parnasianismo
Principais eventos de Literatura em SP