Registrar tudo o que acontece na história de um país é algo extremamente fundamental para que a população possa ter conhecimento de tudo o que ocorre em determinados momentos. Contudo, a principal forma de meio de informação da história foi e é até hoje: a imprensa.

A imprensa é responsável por informar a população, podendo transmitir tudo que for julgado relevante por meio da TV, rádio e impresso. Mas, claro, isso há décadas! Porém, embora até hoje essas mídias estejam entre as principais no quesito de exercerem um papel extremamente importante para transmitir informação à população, também não podemos esquecer que atualmente a internet também é a mais recente plataforma de imprensa.

Sendo assim, a imprensa possui um papel fundamental e muito importante na história do Brasil. Ela foi responsável por registrar diversos momentos altamente importantes e que foram decisivos na nossa história. Neste texto, vou te mostrar quais foram os momentos mais marcantes que a imprensa registrou em diversas épocas do nosso país, além de te mostrar o quão importante é o papel dela nas nossas vidas. Confira agora:

Imprensa História

A criação da imprensa

A Imprensa Nacional teve o seu início por decreto do príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808. Quando ela nasceu o seu nome era Impressão Régia e com o tempo foi recebendo ao decorrer dos anos diversos outros novos nomes, como, entre eles: Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, até chegar na última decisão que está presente até os dias de hoje que é a Imprensa Nacional.

Épocas marcadas por registros da imprensa

História Imprensa

Desde a sua criação nos anos 1808 até os dias de hoje, já se passaram diversas décadas, e, contudo, foi tempo mais do que suficiente para que a imprensa realizasse um papel muito importante e fundamental na história do Brasil.

Ao longo de todos esse anos, a imprensa passou por um verdadeiro e longo processo de modernização, no que se diz respeito a tecnologia, maneiras verbais de passar todo o conteúdo informativo e mais uma série de outras mudanças que são altamente relevantes.

Além disso, a impressa sempre esteve presente em diversos momentos fundamentais na história do nosso país. Entre eles, principalmente está no que se trata da política. A população brasileira sempre acompanhou todos os momento marcantes das trocas de governos, de presidentes por meio da imprensa que sempre registrou tudo.