Grécia Antiga é o nome que se dá ao período do mundo antigo dos gregos, que há mais de quatro mil anos, viviam em grupos de comunidades, estendidas por toda a margem do Mar Mediterrâneo.

O que esses gregos –também chamados de helenos– não sabiam, é que seriam responsáveis por criar uma civilização grega elaborada, que é capaz de influenciar até hoje nas sociedades ocidentais. Vamos ver como isso acontece!

Arte

Um hábito comum entre as pessoas hoje em dia é frequentar o teatro. Aprende-se na escola que os gregos eram grandes fãs dessa prática. Normalmente, naquela época, os atores faziam uso de máscaras e se apresentavam em grandes arenas ovais, chamadas de anfiteatros, ao ar livre.

Eles se interessavam pelos mais diversos gêneros, principalmente dramas e comédias, sobretudo aquelas que ressaltavam os conflitos entre pessoas. Os mais famosos escritores de peças eram Ésquilo e Sófocles.

Política

Pode não ser de conhecimento geral, mas a cidade de Atenas na Grécia é reconhecida como o berço da democracia. É claro que essa doutrina se desenvolveu ao longo dos séculos, mas alguns conceitos ainda são bastante semelhantes.

Importância da Grécia Antiga para a História

Na Grécia Antiga, havia votações na Ágora, também chamada de praça pública, nas quais homens livres, adultos e nascidos na cidade podiam participar. Ali era decidido de maneira direta que sentido tomaria a cidade-estado.

Esportes

Os Jogos Olímpicos tão esperados hoje em dia pelo mundo todo, também foram invenção dos gregos. Naquela época, eles aconteciam de 4 em 4 anos, como é feito ainda hoje, só que na cidade de Olímpia.

Vários atletas de diferentes cidades gregas se encontravam nesses jogos, para disputar em esportes como arremesso de disco, salto em comprimento, corrida, luta, pugilato e pancário. Alguns ainda são praticados, mas outros foram banidos das olimpíadas por possuírem caráter violento.

Os Jogos Olímpicos eram um evento também religioso, com a intenção de homenagear os deuses, principalmente Zeus, e aconteciam em seu santuário.

Filosofia

O grande Período Clássico da Grécia se desenvolveu filosoficamente na cidade de Atenas. Já naquele tempo, muitos filósofos procuravam saber sobre as origens da vida humana na Terra, criando e explicando suas teorias.

Importância Grécia Antiga História

Os filósofos mais conhecidos desse período foram Platão e Sócrates, que deixaram seus estudos de herança para outros pensadores, que mais tarde, foram capazes de chegar a outras teorias mais avançadas. No entanto, alguns conceitos de Sócrates e Platão permanecem sendo estudados nas escolas de todo o mundo.

Artes Plásticas

Não é difícil reconhecer uma escultura grega. Geralmente elas apresentam uma ótima forma de roupas, músculos, expressão e até sentimentos. Os escultores gregos sempre buscavam representar o corpo em seu encanto e perfeição. Essas esculturas influenciaram as artes romana e renascentista.

Mitologia

Era a forma que os gregos encontravam de evidenciar as coisas que aconteciam no mundo e seu conhecimento, por isso foram criadas tantas lendas. Esses mitos eram passados de geração a geração, contando como deuses e heróis derrotavam monstros. Os mais conhecidos são: Os Doze Trabalhos de Hércules, Medusa, Minotauro etc.