As pedras preciosas, como o diamante, o rubi e a esmeralda, são minerais que têm cor e brilho especiais, sendo valiosos por sua raridade e dureza, portanto são perfeitas joias. Há milhões de anos esses minerais ficaram dentro de rochas que foram solidificadas pelo resfriamento de material líquido que se encontrava em temperatura elevada.

Quanto mais rara é uma pedra preciosa, maior é seu valor comercial. Vamos conhecer algumas pedras preciosas!

Diamante

O diamante é um mineral raro; sua coloração geralmente é incolor ou tem ligeira cor azul, amarela, vermelha, rosa ou verde. Quando lapidado possui brilho intenso. É considerada a pedra mais dura que existe na natureza.

No Brasil, o diamante foi muito explorado pelos garimpeiros. Era encontrado, principalmente, na região de Diamantina (Minas Gerais) de onde era retirado dos rios.

Rubi e safira

Rubi e safira são variedades do mineral coríndon (mineral que possui em sua composição de óxido de alumínio), que apresenta elevado grau de dureza. O que difere suas variações de cores são as impurezas que estão incorporadas na pedra. A cor original é transparente (quando límpido, sem misturas), mas pode ser encontrado na cor vermelho escuro ou rosa – o rubi, e a safira que é uma pedra na cor azul, que varia do azul-celeste para o azul-escuro.

Esmeralda

A esmeralda é um mineral de variação de berilo (mineral bastante duro e quase transparente). O berilo verde é a esmeralda.

Pedras Preciosas

Existem também as pedras semipreciosas, que, embora sejam tão bonitas quanto às pedras preciosas, são consideradas semipreciosas por não serem tão raras e tão resistentes. Algumas pedras semipreciosas:

Água-marinha

Essa pedra apresenta uma variedade muito grande de tonalidades, o azul-esverdeado e o azul-escuro. O Brasil é o maior produtor de águas-marinhas, e é encontrado nos leitos dos rios e em cascalhos.

Turmalina

Essa pedra apresenta-se nas cores vermelha, rósea, verde, azul ou preta. É também encontrada em cascalhos e em leitos dos rios.

Topázio

Já o topázio pode ser encontrado nas cores: incolor, amarelo, rosa, roxo e azul. É encontrado em Minas Gerais e Ouro Preto.

Ametista

É uma variedade do quartzo de cor roxa, e fica maravilhosa depois de lapidada. É encontrada no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Exercite agora seus conhecimentos:

1)      Qual a importância econômica das pedras preciosas e semipreciosas?

2)      Por que o diamante é a pedra mais dura encontrada na natureza?

3)      Por que são consideradas como pedras semipreciosas?

Boa sorte!