Os koalas são mamíferos marsupiais que vivem no sudeste e nordeste da Austrália. É um dos animais mais procurados por despertar a curiosidade nas pessoas. É um animal bastante tranqüilo e se alimenta de folhas de determinadas espécies de eucalipto.

Absorve líquido das folhas que consome e só desce das árvores em busca de água quando está doente ou quando o calor está muito intenso. Pela pobreza de sua alimentação, os koalas dormem cerca de 14 horas e quando acordam passam o tempo todo a procura de alimento e comendo. 

Os koalas são animais solitários mas podem viver perto de 10 outros koalas não ultrapassando essa quantidade. Atingem a maturidade sexual entre 3 a 4 anos e o tempo de gestação de uma fêmea é entre 33 a 36 dias. Após o nascimento do pequeno filhote, a mãe o coloca em sua bolsa onde permanece por mais seis meses. 

Os koalas podem medir 60 cm e pesar até 12 kg. Sua expectativa de vida é de até 15 anos.
As suas orelhas e nariz bem característicos, bem como o seu pêlo, fazem parte do imaginário das crianças de todo o mundo e nem os adultos conseguem ser indiferentes perante a presença de um destes simpáticos animais.

Distribuição
Os Koalas habitam vastas áreas do território australiano, podendo ser encontrados em maior número no Nordeste e Sudeste deste vasto território.
A sua distribuição tem muito a ver com o tipo de eucalipto que existe em cada área, já que a base da sua alimentação compreende apenas cerca de vinte das mais de três centenas de espécies de eucaliptos que podem ser encontradas na Austrália.
Apesar de serem muito lentos e evitarem gastar demasiadas energias, os koalas sobem às copas destas árvores, onde encontram as folhas mais tenras, por forma a facilitar o processo digestivo.

Dada a pobreza da sua alimentação, os koalas necessitam de dormir muitas horas. Um animal adulto dorme entre 16 e 18 horas por dias, sendo as restantes dedicadas quase exclusivamente à alimentação e à sua procura.

Neste momento, o maior perigo para os Koalas são os lenhadores, que devastam grandes áreas de floresta para aproveitamento da madeira, e os cães de caça que com muita facilidade os apanham enquanto mudam de árvore.
As outras causas de mortalidade são os frequentes atropelamentos durante a noite, período em que os Koalas estão mais activos e se deslocam, e os violentos fogos florestais que têm ocorrido durante os últimos anos.