A foca é um mamífero marinho muito desconfiado. Assim como os outros mamíferos, tem sangue quente e amamenta seus filhotes. Parece desajeitada em terra firme, mas quando está dentro da água é uma excelente nadadora.

Adora espreitar para fora da água. Imagine que ela consegue ficar debaixo da água durante meia hora sem respirar, e megulhar a mais de 100 metros de profundidade para pescar os peixes e as lulas que se alimentam. A espessa camada de gordura que possui sobre a pele permite-lhe resistir ao frio intenso das águas árticas. 

No período de acasalamento, os machos tentam despertar o interesse das fêmeas dando inúmeras piruetas. A foca é polígama, isto é, um único macho acasala com várias fêmeas. O acasalamento acontece dentro da água. O filhote da foca é uma grande bola de pêlo. Se não for abatido por caçadores por causa da sua linda pele, pode viver cerca de 20 anos. 

Para se comunicar, a foca emite grunhidos e guinchos agudos de todos os tipos. Seus predadores são as orcas, tubarões, urso-polar e o homem – o esquimós adoram sua carne.