Normalmente, quando falamos de futebol, dentro do cenário mundial, sempre acabamos esbarrando nas mesmas escolas mais tradicionais de sempre: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França, Espanha, Inglaterra e Holanda.

Mas com o crescimento de popularidade que o chamado “esporte bretão” tem apresentado nos últimos anos num verdadeiro gigante chamado Estados Unidos, pode ser que esta lógica comece a ser quebrada dentro de algumas décadas.

Por isso, para entender um pouco mais sobre este fenômeno, vamos entender um pouco mais sobre como anda o futebol nos Estados Unidos, que já é um esporte que rivaliza com os esportes mais tradicionais, como basquete, beisebol, entre outros.

A primeira onda

EUA Futebol

O futebol é simplesmente o esporte mais popular do mundo, mas o fato é que, ao menos nos Estados Unidos, ele nunca foi dos esportes mais populares, sempre ficando atrás do basquete, do beisebol e do futebol americano (o esporte da bola oval).

Mas num grande lance de marketing, durante o final da década de 1970, com o time New York Cosmos, que contava com nomes como Pelé e Beckenbauer, o futebol teve grande apelo dentro do esporte dos Estados Unidos.

A Copa do Mundo de 1994

Como já há uma grande popularidade por parte do futebol americano dentro dos Estados Unidos, o nosso futebol, jogado com os pés e com a bola redonda, passou a ser chamado por lá de “soccer”.

O “soccer” ganhou novamente muita notoriedade com a realização da Copa do Mundo da FIFA de 1994, que foi vencida pelo Brasil, numa final disputadíssima com a Itália, que acabou com a decisão por pênaltis depois de um placar de 0 a 0.

Depois deste grandioso evento, aos poucos, o esporte passou a chamar mais a atenção das pessoas, e com a criação da Major League Soccer (MLS), em 1996, teve início um período onde o futebol realmente começou a atrair as atenções.

Com clubes dos Estados Unidos e também com alguns clubes do Canadá, esta competição começou a ganhar importância, e com o passar dos anos, passou a ter times capazes de contratar nomes de peso, como o astro inglês David Beckham e o astro francês Thierry Henry.

Times como o New York Red Bulls e o Los Angeles Galaxy ficaram mundialmente famosos e a média de público começou a ficar mais alta, até que atingiu números que hoje são superiores ao do campeonato brasileiro.

Jovens começam a gostar de praticar o esporte, e a seleção dos Estados Unidos começa a fazer campanhas interessantes dentro de Copas do Mundo, o que nos leva a crer que com o tamanho da população, aliado à organização sempre presente que faz parte da cultura do país, os Estados Unidos irão se tornar uma potência no esporte dentro de algumas décadas.

Futebol EUA

Você sabia que os jovens estão preferindo futebol?

Nas escolas estadunidenses, os estudantes estão cada dia mais buscando o futebol, mostrando ao Mundo que também gostam de jogar bola. Se você costuma brincar de futebol nas aulas de Educação Física, tente sempre melhorar sua técnicas, para, quem sabe, profissionalizar-se um dia!

Esporte faz bem para a mente e o corpo. E futebol traz muita agilidade, força e comprometimento.