É bastante difícil sentir total segurança para adquirir carnes depois da recente operação da Polícia Federal chamada de “Carne Fraca”, esta foi uma ação que trouxe á tona uma venda e distribuição de carnes tanto estragadas por parte dos grandes frigoríficos e companhias brasileiras.

Conforme as investigações, as carnes podres recebiam substâncias capazes de disfarçar a cor e a aparência do produto que estava vencido, e que depois era reembalado. Estavam entre algumas irregularidades os produtos contaminados por bactérias e até mesmo produtos misturados com papelão.

Muitos fatores, entre eles as embalagens, datas de validade, cheiro, textura e mesmo os preços precisam ser levados em conta. Caso o valor do produto esteja muito barato, é sinal de que sua carne poderá não estar em boas condições.

Como identificar carne de boi e porco estragada?

Estas carnes quando estão estragadas apresentam uma coloração cinza e manchas esverdeadas. Elas ainda poderão exalar fortes odores e apresentar uma textura viscosa e rançosa.

Carne de frango estragada, como identificar?

Para a carne de frango, o grande diferencial é seu odor azedo que lembra amoníaco. Seu visual é descolorado e a textura viscosa. Carne de frango amarelada ou esverdeada não está em boas condições para adquirir. O interessante é que muitas vezes a carne de frango está com uma aparência bonita e gosto bom, o que torna mais difícil identificar que ela está estragada.

Carnes de peixe estragadas

A mesma situação deverá acontecer com carnes de peixe, estas que quando estragadas, podem remeter ao cheiro de amônia, além disto, geralmente existe alguma descoloração amarronzada, amarelada ou acinzentada, ou mesmo uma coloração opaca. Quanto ao aspecto, se este peixe não estiver duro e começar a descamar é um sinal de que não está em boas condições para o consumo.