Dentre todas as disciplinas da grade curricular, a que mais encantam os alunos, principalmente os meninos, é a Educação Física. Esta é a única aula onde eles podem correr, brincar e se divertir bastante!

Em 2 aulas por semana, a criançada vai às quadras e fazem aquilo que não conseguem em Matemática ou Geografia, por exemplo: ter prazer. No entanto, a Educação Física tem suas desvantagens, assim como apresenta boas vantagens.

Você verá abaixo 2 de cada e tirará suas próprias conclusões. Espero seu comentário!

Vantagens da Educação Física

Exercícios físicos têm benefícios infinitos, não é mesmo? Logo, a Educação Física também tem! Dentre tantas vantagens para os alunos, as citadas abaixo são algumas das principais. O que mais vemos são os nerds e CDF reclamando que Educação Física não serva para nada e que seria melhor ter mais 2 aulas de matemática.

Não é bem assim! É necessário saber dosar, harmonizar todas as aulas e aproveitar o que todas oferecem de bom a nós. Então, confira abaixo!

Apoio ao esporte

Graças às aulas de Educação Física os alunos podem conhecer diversos esportes e jogá-los junto aos colegas de classe. Muitos deles acabam descobrindo que têm aptidão para algum esporte em especial nestas aulas!

Há ainda escolas que fazem campeonatos entre as classes, o que é bastante legal, pois a competitividade aumenta, assim como a vontade de jogar.

Queima de calorias

Hoje em dia, com os videogames muito bem inseridos na sociedade, as crianças pouco realizam atividades físicas. Elas ficam em casa no computador, no videogame ou na sala de aula, estudando. Então, as aulas de Educação Física servem para chacoalhar o corpo da garotada!

A boa notícia é que esta movimentação toda gera a queima de calorias, logo, contribui para fortalecer o sistema cardiovascular, queimar calorias e evitar a obesidade.

Educação Física – Vantagens e Desvantagens

Desvantagens da Educação Física

Nem tanto céu, nem tanto inferno! A Educação Física traz ótimos benefícios, mas também é mal utilizada nas escolas. São raras aquelas que realmente educam o aluno fisicamente para que este ganhe saúde no cotidiano e saiba, de fato, entender sobre o corpo humano e tudo que está ligado a ele.

Abaixo você verá dois problemas bastante comuns nas escolas em relação a Educação Física. Talvez se fossem sanados, ela traria ainda mais vantagens aos alunos!

Pouco ensino

Apesar de as aulas apoiarem o esporte, elas não ensinam a jogá-lo! Salvas exceções, boa parte das escolas oferece uma bola às crianças e estas formam os times para se divertirem. Não há um treinamento e nem um ensino tático.

Se as instituições trabalhassem mais com o ensino do esporte, os resultados seriam ainda melhores otimizados!

Pouca teoria

Há escolas que dão algumas aulas teóricas sobre Educação Física ao longo do ano. No entanto, há aquelas que não. Eles não falam da anatomia humana, da história de determinado esporte, sobre lesões e exercícios, etc.

Este é um ponto falho que deveria ser melhorado, pois aprender a teoria é importantíssimo a fim de compreender tudo que permeia o exercício. Alias, o nome é Educação Física, não é mesmo?