O estresse ocorre como uma reação normal para pessoas de todas as idades. A situação ocorre como um instinto do corpo para se proteger de uma pressão tanto física como emocional de perigo extremo. Dentre tantos os monstros enfrentados na adolescência, como por exemplo o amor, amizade, dúvida, escolhas, mudanças, entre outras coisas, o vestibular certamente é o mais temido de todos.

Dicas para enfrentar o período de estresse pré-vestibular

Durante este período de preparação, não são poucos os casos onde a escola e a família visualizam estudantes alterados, agressivos, angustiados ou mesmo deprimidos, com algum tipo de distúrbio de humor ou de sono inclusive.

Além de existir uma exigência de se fazer a escolha profissional tão cedo, existe ainda uma pressão dos pais, do cursinho, a competição dentro e fora da escola. As expetativas e a ambição por todo o êxito social, e financeiro são coisas comuns de ocorrer. Pertencer a algum grupo, é o ponto onde começa a formação de uma identidade do ser humano.

Aprenda a aliviar o estresse

Dicas para enfrentar o período de estresse pré-vestibular

É fato que no ano de pré vestibular, a organização é algo fundamental. Para que isto ocorra é importante que se determine um horário de estudo, bem como de prática de atividades físicas e de relaxamento. Os esportes são essenciais para a oxigenação do corpo, bem como aliviar a tensão e descarregar as energias, uma alimentação saudável e balanceada também faz toda a diferença. Para quem for necessário, é interessante que ocorra um acompanhamento terapêutico neste período.

Outra situação importante é o apoio de forma incondicional da família, este que é esclarecido como um tipo de conversa sincera entre os pais e os filhos, para que se enxerguem juntos qual a opção que o adolescente quer fazer e poderá ser para a vida toda. A parceria e o planejamento de metas razoáveis de participação de toda a família faz toda a diferença, para que se possa enfrentar o ano todo juntos e em paz.