A pandemia do novo coronavírus acabou mudando completamente a rotina de milhões de pessoas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Por aqui, as atividades educacionais presenciais estão praticamente paralisadas em todo o território nacional. Diante disso, muitos estudantes estão tendo que encontrar formas de seguir o ritmo mesmo em casa.

Confira dicas para estudantes manterem a saúde mental durante a quarentena

Muitas instituições de ensino estão adotando o esquema de Ensino à Distância, com o objetivo de repassar atividades para os alunos que podem continuar estudando nas suas casas. Mas a grande maioria das instituições que estão realizando este tipo de atividade fazem parte da rede particular de ensino. As instituições públicas ainda sofrem para conseguir oferecer essa possibilidade.

Mas, independentemente do que a instituição de ensino dos estudantes está fazendo, é de fundamental importância que os alunos consigam manter uma rotina de estudos dentro de casa. Especialistas afirmam que essa é uma excelente forma de continuar estudando para provas e também para manter a saúde mental.

Problemas como aumento da ansiedade e até depressão podem acabar surgindo nos estudantes que estão parados em casa. Especialmente em virtude da aproximação de momentos importantes, como as provas do ENEM. Diante deste cenário, confira algumas dicas para manter a saúde mental:

Confira dicas para estudantes manterem a saúde mental durante a quarentena

– Tente sempre manter uma rotina, mesmo em casa. Essa rotina pode ser organizada seguindo os horários nos quais os estudantes estavam acostumados a estudar, o que ajuda na organização de uma forma geral;

– Por outro lado, a rotina também deve prever os momentos nos quais os estudantes serão livres para fazer aquelas atividades que dão mais prazer. Isso é fundamental até mesmo para garantir o bom desempenho nos estudos;

– Sempre mantenha pensamentos positivos durante a quarentena, tanto para consigo mesmo quanto com os outros;

– Não esqueça que as mudanças de rotina não significam necessariamente que os estudantes devem começar a se cobrar mais, especialmente em fazer coisas que não estavam acostumados. Por isso, é fundamental aceitar seus limites e possibilidades.

– Tente fazer atividades físicas, mesmo que seja dentro de casa. Elas ajudam especialmente a dormir e também a se concentrar melhor para os estudos.