crônica

A palavra crônica vem do grego, “chronos” e quer dizer tempo, uma crônica é baseada em acontecimentos comuns do cotidiano e está classificada em:

Lírica: o texto escrito deve expressar sentimentalismo;

Filosófica: reflexe, ou observa um acontecimento ou evento;

Jornalistica: escreve notícias ou acontecimentos particulares;

Crônica-ensaio: é um texto escrito com intenção de criticar fatos sociais.

Dicas para se fazer uma boa crônica:

– Escolher um fato que chame a atenção, através de jornais ou revistas, pois é muito importante que o tema escolhido desperte a atenção do próprio autor.

– Você precisa ler sobre este tema, e ter opiniões sobre ele, e colocá-las no seu texto, pois esta é a principal característica de uma crônica.

– Quando começar a escrever, é importante que sempre deixe bem clara a sua opinião, relacionando o tema com você, como o que você pensa sobre o assunto. Coloque-se na situação sobre a qual está falando, e o que sente diante disso.

– Faça observações sobre o ponto de vista de outras pessoas, e se caso for o caso aponte uma solução.

escrever

– Estude bastante gramática, concordância e ortografia, um texto tem de ser claro e objetivo.

– Separe um tempo, se organize.

– Depois de terminar o texto, leia, faça correções do mesmo e altere o que for necessário. Outra dica importante é pedir para outra pessoa corrigir para você, outra opinião é sempre importante.

Sendo assim, é importante conhecer bem a estrutura de uma crônica para poder escrever, por isso, pergunte aos seus colegas, professores, pais, peça ajuda, afinal conhecimento nunca é demais,