Recentemente uma série de notícias relativas à nova “pílula do câncer” foram veiculadas na mídia. Isso porque um químico da Universidade de São Paulo (USP) afirmava ter descoberto uma fórmula que era completamente efetiva no tratamento do câncer. Ou seja, ele afirmava ter encontrado a cura do câncer.

As cápsulas azuis e brancas ficaram famosas rapidamente e ganharam uma série de adeptos. Porém, a polêmica ficou por conta do fato de que as pílulas e a fórmula ainda não havia sido testada corretamente e que seus efeitos poderiam ser duvidosos e ilusórios.

Mas como a nova pílula ganhou força rapidamente, agora cientistas estão se empenhando nos testes e pesquisas sobre o medicamento para ver se ele realmente é eficiente. E é aí que entra a fosfoetanolamina, a principal substância que compõe a pílula.

Agora a dúvida que ficou em muitas pessoas é: afinal de contas, o que é a fosfoetanolamina? E é exatamente por isso que resolvemos acabar com esta dúvida e explicar para você o que realmente é este componente.

Ficou interessado? Continue lendo e confira.

Sobre a fosfoetanolamina

fosfoetanolamina O que é

A fosfoetanolamina é um composto químico orgânico que é produzida pelo fígado e pelas células de alguns músculos do corpo e que é encontrada no corpo humano e também no de diversos mamíferos.

Ela é a responsável por ajudar a formar uma classe especial de lipídeos que participam da composição estrutural das membranas das células e das mitocôndrias. Além disso, ela também possui função sinalizadora, ou seja, ela informa o organismo sobre a situação de determinada células.

Assim, ela serve para ajudar o sistema imune do corpo a ser eficiente na eliminação de células malignas. Porém, o que acontece é que a fosfoetanolamina é produzida em baixa quantidade pelo corpo humano.

O componente pode ser tanto orgânico, ou seja, produzido pelo corpo, como também sintético, produzido em laboratório. Porém, o que tornou esse composto químico famoso é o fato de que há indícios – ainda não comprovados – que mostram que a substância é capaz de ajudar o sistema imune a identificar as células tumorais, fazendo com que o próprio corpo as elimine. Dessa maneira, ela seria capaz de impedir o desenvolvimento do câncer.

o que é fosfoetanolamina

Suas características contra o câncer ainda estão sendo testadas e o medicamento que tem como princípio básico a atuação desse composto orgânico ainda não é aprovado pela ANVISA.

Para isso é preciso que o novo medicamento passe por uma série de testes e estudos científicos controlados, que vão dizer se a droga é realmente eficaz naquilo que ela propõe e também para conhecer possíveis efeitos colaterais. Além de estudar os tipos de câncer para os quais ela realmente seria útil.

Este processo já foi iniciado e agora é esperar para descobrir se a fosfoetanolamina é ou não eficiente contra o câncer.