Português é um idioma difícil, e enquanto os gringos sofrem para falar como nós, a gramática judia e nos mostra que também temos muito o que aprender. Se você possui dúvidas quanto a essa matéria, esse artigo ira te ajudar a solucionar!

O tema de hoje são orações coordenadas e subordinadas e tudo que envolve esse conteúdo. Leia atentamente esse artigo e saiba de uma vez por todas qual a diferença entre elas, e não erre mais!

Quando falamos sobre essas duas orações, é importante esclarecer que estamos falando do PERÍODO COMPOSTO. Dessa forma, antes de entender a diferença entre coordenação e subordinação, vamos saber o que significa esses períodos.

Quando um período é simples, significa que a oração só possui um verbo, e por isso ela recebe o nome de oração absoluta.

Veja o exemplo:

A menina comprou chocolate.

Nessa oração há apenas um verbo (comprou), o que faz dessa uma oração absoluta – período simples.

Já quando o período é composto, ele apresenta mais de um verbo e por isso as orações recebem duas classificações: as orações coordenadas ou subordinadas.

Vamos ao que interessa!

Oração Período

Período Composto por Coordenação

Quando a oração recebe essa classificação, significa que ela possui orações independentes, coordenadas entre si – como diz o próprio nome e dessa forma elas não apresentam  nenhuma dependência sintática – são independentes.

Veja o exemplo:

Saímos de manhã, e voltamos à noite.

Perceba que no exemplo acima há duas orações (saímos de manha) (voltamos à noite) e elas são ligadas por uma conjunção no caso de adição, que faz as duas frases serem independentes e mesmo assim estarem ligadas o que faz ter “sentido”.

As orações coordenativas sempre são ligadas por uma conjunção que possuem diferentes significados, sendo elas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Cada conjunção da um sentido diferente à frase e por isso é importante sempre fazer essa análise.

Período Composto por Subordinação

Já quando a oração recebe essa classificação, significa que a frase é composta por um conjunto de pelo menos duas orações, em que uma depende da outra para fazer sentido – como diz o próprio nome. Assim, há uma oração principal e outra subordinada.

Veja o Exemplo:

Não fui à aula,  porque estava doente.

Nesse caso há duas orações no período.

A diferença entre a oração coordenada e subordinada

A Oração Principal: Não fui à aula e a Oração Subordinada: porque estava doente. Perceba que para a frase toda ter significado uma oração depende da outra e elas são ligadas por uma conjunção.

As Orações subordinadas podem ser classificadas sendo: substantivas, adjetivas e adverbiais, para isso é necessário entender a classificação da conjunção.

Período Misto: é chamado assim quando a frase é composta por e orações coordenadas e subordinadas.

Veja o Exemplo:

Fui à escola e busquei minha irmã, que estava esperando.

Nessa caso há três orações: Fui à escola (Oração Coordenada) e busquei minha irma (Oração Coordenada),  que estava esperando (Oração Subordinada).