Escrever textos pode parecer muito complicado para alguns pessoas, mas muito fácil, para outras. Nem tão difícil, nem tão simples; é preciso treino. Nas escolas, a matéria de redação costuma ficar junto a disciplina de português, literatura ou SIC. Isso é ruim, pois dificilmente os alunos criam uma boa bagagem para escrever textos de qualidade!

Não adianta nunca cometer erros de português. Por mais perfeito que um artigo esteja neste sentido, as pessoas só vão se prender a leitura caso o conteúdo seja rico em conhecimento. Esta é a missão mais difícil, mas que pode ser driblada com algumas dicas bem simples!

3 dicas para escrever redações ricas em conteúdo

Como escrever redações ricas em conteúdo

Não é preciso ser nenhum Fernando Pessoa ou Mário Quintana para escrever textos bons que garantam boas notas. Ao praticar bastante e entender alguns macetes na redação, você conseguirá ter um bom destaque na escola e na sua vida pessoal, podendo abrir blogs e se divertir com a arte da escrita.

Nossas dicas também são bastante interessantes para aqueles trabalhos escolares onde os professores passam um número mínimo de linhas. Após planejar e perceber que há uma lacuna de informações, você pode utilizar alguns conceitos abaixo para enriquecer ainda mais seus textos.

Confira!

1# – Fale sobre o passado

Quando você receber o tema da redação, perceba em quais pontos você poderá explora-lo. O mais comum e eficiente é de falar sobre o passado daquele determinado produto/pessoa/acontecimento.

Por exemplo, ao falar sobre uma determinada televisão, divague sobre os modelos antecessores a ela. Fale sobre o que a marca criou até chegar no produto em específico do seu texto.

Além de aumentar o tamanho (um dos objetivos), você ajudará o leitor a perceber, também, as diferenças e evoluções que ocorreram ao longo do tempo. São informações que todos gostam de saber!

2# – Situe o leitor no período histórico

Outra estratégia bastante interessante é pegar o período da qual você falará e ver todo o contexto histórico em que ele está inserido. Um bom exemplo é falar sobre celulares, mas, antes, dizer sobre a evolução tecnológica e as mudanças que ocorriam no Mundo.

Quando o assunto da sua redação é celebridade, o caminho fica ainda mais facilitado, pois a pessoa famosa tem algum relação com o tempo em que viveu, então você pode usar este pretexto para detalhar melhor as décadas em que ela nasceu e/ou ficou reconhecida.

3# – Nunca repita dados

Por fim, é muito comum os alunos começarem falando de algo e terminarem dando a mesma informação de uma maneira diferente. Este é o pior erro que você poderá cometer! Principalmente quando o professor dita um número de linhas, não há nada mais óbvio de que está enchendo linguiça do que copiar o que falou de outra forma.

Evite isso ao máximo. Por isso, a nossa dica é que você planeje antecipadamente tudo o que escreverá no seu texto, pois assim correrá menos riscos de repetir o que já foi dito e seguirá uma linha mais inteligente.

Bons treinos!