Recentemente, no mês de junho de 2013, a população brasileira vivenciou uma forte onda de protestos que se espalhou por todo o país.

O movimento, que começou em São Paulo cobrando a redução da tarifa de ônibus, foi amplamente crescente. Um dos detalhes mais observados por quem participava ou assistia tais protestos era a presença de uma ferramenta importantíssima: o cartaz.

Vocês sabiam que os cartazes compõem uma diversa gama de textos que dizem respeito ao cotidiano de uma população?

Em diferentes formatos, eles são constantemente observados por todas as ruas. É o caso de cartazes em restaurantes, anúncios e várias outras funções que a ferramenta assume quando o objetivo é comunicar uma mensagem.

Como funciona a linguagem do cartaz?

Cartaz alerta sobre prevençãoSe eles são tão utilizados e já conquistaram um espaço importante, como podemos nos aproximar e entender melhor a linguagem utilizada nos cartazes?

A linguagem do cartaz é bem característica, com um texto breve, claro e muito objetivo. Outro importante aliado para se produzir um bom cartaz é o uso da imagem. Com ela, a atenção das pessoas se volta diretamente para o objeto.

As linguagens dos cartazes também servem para alertar quanto a assuntos importantes. É o caso de uma criança desaparecida. Ou mesmo uma denúncia sobre algum agressor que esteja foragido. Eventos, instruções e avisos também são muito bem encaixados nesse tipo de comunicação. A venda de alguns produtos também passa pelo uso do cartaz.

Letras maiores

Se você pega um panfleto, ele é pequenino e pode contar com diversas frases e informações. Porém, no caso de um cartaz, a quantidade de palavras é bem menor. Nesse caso, as letras precisam ser maiores. A comunicação deve ser estabelecida bem rapidamente, podendo ser interpretada inclusive à distância. No caso do cartaz, a boa visualização é essencial.

Tintas e cores

Outra característica marcante dos cartazes está relacionada ao uso de tintas, cores e uma diversidade maior de instrumentos para ilustrar a mensagem.

Variadas funções

Diferentes funções de um cartazAgora que você entendeu um pouco mais sobre o cartaz, que tal ficar mais atento a como eles aparecem em nosso dia-a-dia? Na escola, por exemplo, devemos a cada dia aprimorar a produção dos cartazes, pois esse é um importante exercício para a aprendizagem dos alunos. Especialmente hoje, em tempos de tantas modernas tecnologias, o uso do cartaz mostrou que a simplicidade também é muito eficaz no processo de comunicação. Não é à toa que os publicitários, os hospitais e diversos segmentos sociais também lançaram mão dessa ferramenta para falar com seus diferentes públicos.

Portanto, mãos à obra e vamos à luta por melhorias sociais e uma boa comunicação entre cidadãos, escolas e outros espaços de interação.

E você, quais sugestões de cartazes vai nos apresentar? Use a criatividade, comece em sua própria casa e vá treinamento novas formas de linguagem!